logo fundação são josé
Portal do Aluno

Farmácia

Farmácia

Imagem Farmácia

DENOMINAÇÃO

O curso de Farmácia confere ao graduado diploma de bacharel em Farmácia.

SOBRE O CURSO

A profissão farmacêutica, como todas as outras profissões, vem sofrendo transformações ao longo do tempo. Essas transformações foram desencadeadas pelo desenvolvimento e mecanização da indústria farmacêutica, aliada à padronização de formulações para a produção de medicamentos e à descoberta de novos fármacos.

Segundo dados do Censo 2014 existe no município de Itaperuna aproximadamente 103 estabelecimentos de Saúde, dentre estes, Hospitais, Farmácias, Postos de Saúde, Ambulatórios, etc.

Segundo dados do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde(CNES) estão sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Itaperuna, 39 estabelecimentos, dentre estes: 1 ambulatório de saúde mental, 3 CAPS, 4 Centros de especialidades odontológicas, 1 Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, 1 Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, 1 CRIE Centro de Referência de Imunos Depressivos, 3 farmácias, 1 Laboratório de análise de água do noroeste fluminense, 2 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), 3 Postos de Saúde, 1 programa de agentes comunitários de saúde, 1 Secretaria Municipal de Saúde, 1 serviço de vigilância sanitária, 18 unidades de saúde da família, 1 unidade móvel de atendimento médico, 1 Unidade de Pronto Atendimento(UPA) e 1 Vigilância Ambiental em Saúde, entre outros.

Dados do site Itaperuna OnLine informam que o município possui ainda 44 farmácias e 20 clínicas psicológicas que atendem à demanda populacional da localidade.

O compromisso social do curso se justifica pelas seguintes razões: a exigência de profissionais com competência técnica e humanística para atender as demandas da área da saúde; a necessidade de profissionais aptos para atuarem em equipes multidisciplinares de instituições públicas e/ou privadas na área da saúde; desenvolvimento da profissão, por meio da qualificação de profissionais para a prática, o ensino e a pesquisa; a importância de formar profissionais responsáveis por prestar o conhecimento na assistência de Farmácia.

Assim posto, o Projeto Pedagógico do Curso de Farmácia está diretamente relacionado com as demandas efetivas de natureza econômica, social, cultural e política da região.

ATOS LEGAIS

Autorizado pelo Ato do Conselho Superior de 01/2009

Reconhecimento Portaria° 1110 de 25 de outubro de 2017

NÚMERO DE VAGAS

35 vagas semestrais

TURNO DE FUNCIONAMENTO

Noturno

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

4.017

INTEGRALIZAÇÃO

10 semestres letivos

MODALIDADE

Presencial

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de Farmácia do UNIFSJ, ancorado nas legislações pertinentes, objetiva dotar o estudante de conhecimentos requeridos para exercer atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas, ao controle, produção e análise de medicamentos, cosméticos e alimentos, pautado em princípios éticos. Sendo, ainda, capaz de atuar na área de gerência, pesquisa, educação e prestar atenção farmacêutica, com atitudes que poderão influenciar nas decisões políticas e organizacionais nos diferentes cenários e níveis de atenção à saúde.

O curso de Graduação em Farmácia do Centro Universitário São José de Itaperuna, com o intuito de prover competências e habilidades ao estudante, tem por objetivos:

  • Preparar o estudante a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo, reconhecendo a saúde como direito e garantindo a integralidade da assistência;
  • Capacitar o estudante a exercer atenção farmacêutica individual e coletiva, a realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente na área das análises clínicas, toxicológicas, exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, biologia molecular, análises de alimentos, de nutracêuticos, de alimentos de uso enteral e parenteral, suplementos alimentares;
  • Possibilitar ao estudante a aprender como exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
  • Fomentar a participação na formulação das políticas de medicamentos e de assistência farmacêutica, atuando na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos, em todos os níveis do sistema de saúde, tanto no âmbito do setor público como do privado;
  • Habilitar o estudante à realização de avaliação toxicológica de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes, correlatos e alimentos;
  • Reconhecer como são realizadas as análises fisico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;
  • Capacitar à interpretação, avaliação das prescrições e tomada de decisões visando o uso apropriado de medicamentos;
  • Proporcionar o conhecimento dos princípios éticos da profissão farmacêutica visando à confidencialidade das informações, na interação/comunicação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
  • Formar para a capacidade de liderar em equipe multiprofissional, visando sempre o bem estar da comunidade com compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões de forma efetiva e eficaz;
  • Capacitar ao planejamento, administração e gestão de serviços farmacêuticos, incluindo registro, autorização de produção, distribuição e comercialização de medicamentos, cosméticos, saneantes, domissaneantes e correlatos;
  • Aprender a gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
  • Conhecer métodos e técnicas de investigação, pesquisa e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
  • Incentivar a educação permanente, tanto na sua formação, quanto na sua prática;
  • Fornecer embasamento ao desenvolvimento, seleção, manipulação, produção, armazenamento e controle de qualidade de insumos, fármacos, sintéticos, recombinantes e naturais, medicamentos, cosméticos, reativos, reagentes, saneantes e domissaneantes e correlatos, hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;

Dotar o estudante de conhecimentos para atuação em órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional e de aprovação, registro.

Tem como base as orientações do SUS que preconizam o atendimento à saúde, centrado no cliente, na família e na comunidade, no sentido não somente, de minimizar os sintomas causados por uma patologia, mas, sobretudo numa perspectiva de acolhimento e solidariedade.

Está estruturado sob a relação tríade entre objetivos, a matriz curricular e o perfil profissional do egresso, atrelados ao contexto educacional regional/nacional, visando, através dos conteúdos curriculares, promover aquisição de conhecimentos pontuais com vistas a uma práxis qualitativa enquanto profissional da área farmacêutica.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O perfil do acadêmico do Curso de Graduação de Farmácia, coerente com a missão do Centro Universitário São José de Itaperuna, não se limita a preparar indivíduos para a atuação no mercado de trabalho, mas, sobretudo, formar um profissional que contribua para a realização de ações sociais que promovam a melhoria dos padrões de vida em sociedade, garantindo a aplicação dos valores democráticos e de cidadania com práxis universitária.

Vale aqui a reflexão e destaque de que na proposta de formação, para evitar que os egressos se tornem meros reprodutores de ideias e conhecimentos adquiridos ao longo do curso, são trabalhadas competências e habilidades, gerais e específicas, que lhes permitem uma atualização contínua e permanente para que possam, contribuir para a aplicação do conhecimento às exigências novas resultantes de transformações da realidade.

O Curso de Graduação em Farmácia tem como perfil do formando egresso/profissional o Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. O Curso de Farmácia do UNIFSJ tem como proposta a formação científica sólida, tecnológica e profissional que o capacite a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Ao final do seu percurso acadêmico, estes, além de cidadãos qualificados e críticos, devem também atuar na transformação da sociedade de maneira humana, eclética, ética, com visão globalizada dos aspectos socioambientais e culturais, científica e cidadã, reconhecendo a importância do aprimoramento profissional com bases científicas relacionadas às diferentes áreas de formação, a partir do desenvolvimento das competências e habilidades gerais e específicas que lhes permitam uma atualização contínua e permanente.

Para tanto, deve ser capaz de exercer sua profissão, inserido no contexto social, acompanhar a evolução do conhecimento em sua área, ser comprometido com o desenvolvimento regional e com as questões ligadas à sustentabilidade social e ambiental. Além de identificar e exercer sua profissão de acordo com as demandas locais, regionais e nacionais, bem como trabalhar em equipe interdisciplinar e multiprofissional.

Assim, o Curso de Farmácia se propõe a contribuir com a formação do acadêmico do UNIFSJ a partir de ações de caráter acadêmico-científica, ética, sociocultural, artística e moral, de modo a oferecer condições reais de aplicação e desenvolvimento dos objetivos delineados para o Curso, sem perder a função filosófico-pedagógica pautada nos pilares: o saber ser [a partir das características pessoais que o acadêmico deve ter], o saber [enquanto formação, a experiência profissional e escolar que o acadêmico deve ter, em outras palavras, o currículo], o fazer [que compreende o papel que o acadêmico vai desempenhar no cargo, associados a características do cargo e/ou tarefas a serem realizadas] e o saber conviver que define as atitudes e comportamentos de convivência que o acadêmico deve ter na vida de relacionamento.

Nesse sentido prima-se por uma formação que viabilize ao acadêmico exercer a prática profissional com competência, dignidade, responsabilidade e autonomia, nesta sociedade plural e complexa, marcada por valores culturais diferentes e maneiras diversas de organização política e social, provendo-lhe uma verdadeira visão da realidade em que irá atuar, assim como uma compreensão crítica de sua práxis, possibilitando-lhe tomada de decisões que ocorram por opção e não por falta de alternativas.

Outrossim, o UNIFSJ tem a preocupação de formar profissionais dotados de tais competências e habilidades, consciente que estará formando um profissional moderno desejado pelo mercado de trabalho.

É fundamental para o Centro Universitário aproveitar a experiência de todos os profissionais que estão passando pelo ambiente acadêmico e que, após sua formação, possam contribuir com a visão das condições de mercado de trabalho que encontraram, com as exigências em relação aos conhecimentos e às principais competências e habilidades do profissional.