logo fundação são josé
Portal do Aluno

Biblioteca – bib

Biblioteca

Seja bem-vindo à Biblioteca Digital da Fundação São José (FSJ)!

A biblioteca é um órgão fundamental, de referência e apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas pela comunidade acadêmica da FSJ. Tem como objetivo, atender os usuários em suas necessidades de documentos e informações, através da prestação de serviços que atendam aos interesses da comunidade acadêmica e geral.

O acervo da biblioteca FSJ compõe-se de diferentes tipos de documentos: livros, revistas gerais e especializadas (nacionais e internacionais), mapas, bases de dados em CD-ROM e outros tipos de documentos que, encontram-se organizados em coleções, de acordo com o seu suporte físico, finalidade e assunto tratado. É constituído principalmente pela Bibliografia Básica e Complementar dos Cursos oferecidos pela Faculdade e de livros e apostilas para EAP. A Biblioteca tem um acervo especializado para o público infantil, promove, principalmente, a iniciação à leitura e a formação de novos leitores. Além disso, oferece projetos de leitura, concursos, lançamentos de livros, oficinas, tudo voltado para as crianças. Atendemos crianças de todas as faixas etárias.

A coleção de periódicos compõe-se de revistas técnicas que pretendem atender, criteriosamente, às exigências dos programas das disciplinas. O acervo de periódicos está organizado em ordem alfabética de título e em ordem cronológica crescente. Contamos ainda com materiais audiovisuais (CD ROM, e disquetes)

O Acervo é informatizado através do Sistema QIweb, que permite o registro, empréstimo, catalogação e classificação. O usuário dispõe de catálogos atualizados, onde constam a relação de livros e monografias. Na catalogação e classificação, utilizamos o CDD e o Código Anglo Americano – CCAA.

Num futuro próximo a integração com a Web vai permitir o acesso on-line ao catálogo.

A Biblioteca Padre Humberto Lindelauf sempre teve como meta incentivar e fomentar a pesquisa no meio acadêmico, bem como sua divulgação. Com esse intuito, reunimos revistas científicas que caracterizam-se como veículos de disseminação do conhecimento, visando permitir a divulgação e o intercâmbio de idéias. A Biblioteca online é uma novidade que a FSJ oferece a todos os usuários de sua biblioteca. Nela, estão disponíveis títulos de periódicos de acesso gratuito online, textos integrais de artigos, bases de dados nacionais e internacionais em todas as áreas do conhecimento, E-Books grátis, etc.

Para auxiliar a pesquisa as fontes de informação estão separadas por assuntos e cursos.

Serviços e Instalações

Empréstimo – Quem gosta de ler e não tem tempo disponível para ficar na biblioteca, pode levar os livros emprestados por 3 dias, para isso, basta estar matriculado na Fundação. Atendemos a comunidade externa para pesquisas e leitura na Biblioteca.

Estudo e Pesquisa – Nesse Setor, estão disponíveis publicações de todas as áreas do conhecimento: livros didáticos, biografias, monografias.

Referência – Tudo está organizado para você ter, em pouco tempo, informações contidas em almanaques, anuários, atlas, bibliografias, dicionários, guias e enciclopédias.

Endereço

Endereço: R. Major Porfhirio Henriques, 41

CEP 28300-000

Tel. (22) 3811-0700

E-mail: biblioteca@fsj.edu.br

Horário de Funcionamento

Segunda a quinta – 9 às 22 horas

Sexta-feira – 9 às 21 horas

Sábado – 8 às 12 horas (de acordo com calendário de pós-graduação)

Funcionários

Paulo César Encarnação

Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (2004).

Sully Aparecida Boechat Chiarello

Auxiliar de Biblioteca, formada em Pedagogia/Administração Escolar e pós-graduada em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior pela FSJ.

Marriele Rodrigues Lemos Camargo

Auxiliar administrativo