Enfermagem

Denominação
O curso de Enfermagem confere ao graduado o diploma de bacharel em Enfermagem.
Sobre o Curso
A Enfermagem, como todas as outras profissões, vem sofrendo transformações ao longo do tempo. Essas transformações foram desencadeadas pelo desenvolvimento da tecnologia em saúde aliada ao avanço da medicina e o controle sistemáticos de determinadas doenças. O curso de graduação em Enfermagem da UNIFSJ busca fortalecer a construção do perfil profissional enfermeiro, ou seja, um profissional preparado tecnicamente, com visão de responsabilidade social e comprometimento com a cidadania. Com tais intenções, o projeto pedagógico do curso contempla uma organização didático-pedagógica com foco no cuidado humano, sob a ótica da integralidade.
Segundo dados do Censo 2014 existe no município de Itaperuna aproximadamente 103 estabelecimentos de Saúde, dentre estes, Hospitais, Farmácias, Postos de Saúde, Ambulatórios, etc.
Segundo dados do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde(CNES) estão sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Itaperuna, 39 estabelecimentos, dentre estes: 1 ambulatório de saúde mental, 3 CAPS, 4 Centros de especialidades odontológicas, 1 Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, 1 Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, 1 CRIE Centro de Referência de Imunológicos Especiais, 3 farmácias, 1 Laboratório de análise de água do noroeste fluminense, 2 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), 3 Postos de Saúde, 1 programa de agentes comunitários de saúde, 1 Secretaria Municipal de Saúde, 1 serviço de vigilância sanitária, 18 unidades de saúde da família, 1 unidade móvel de atendimento médico, 1 Unidade de Pronto Atendimento(UPA) e 1 Vigilância Ambiental em Saúde, entre outros.
Dados do site Itaperuna OnLine informam que o município possui ainda 44 farmácias e 20 clínicas psicológicas que atendem à demanda populacional da localidade.
O compromisso social do curso se justifica pelas seguintes razões: a exigência de profissionais com competência técnica e humanística para atender as demandas da área da saúde; a necessidade de profissionais aptos para atuarem em equipes multidisciplinares de instituições públicas e/ou privadas na área da saúde; desenvolvimento da profissão, por meio da qualificação de profissionais para a prática, o ensino e a pesquisa; a importância de formar profissionais responsáveis por prestar o conhecimento na assistência de Enfermagem.
Assim posto, o Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem está diretamente relacionado com as demandas efetivas de natureza econômica, social, cultural e política da região.
ATOS LEGAIS
Autorizado pelo Ato do Conselho Superior de 01/2009
Reconhecimento Portaria N° 1.188 de 24 de novembro de 2017
NÚMERO DE VAGAS
35 vagas semestrais
TURNO DE FUNCIONAMENTO
Noturno
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
4.017h
Integralização
8 semestres letivos
MODALIDADE
Presencial
OBJETIVOS DO CURSO
O Curso de Enfermagem do UNIFSJ, ancorado nas legislações pertinentes, objetiva dotar o estudante de conhecimentos requeridos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, tornando-o um profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos, sendo capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes e atuando com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, bem como promotor da saúde integral do indivíduo.
O curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário São José de Itaperuna, com o intuito de prover competências e habilidades ao estudante, tem por objetivos:
a) Preparar o estudante para atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas e estabelecendo novas relações com o contexto social atual.
b) Participar da composição de estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde, bem como compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações, atuando nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso.
c) Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e intervenção no processo de saúde-doença, nos serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso respondendo às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção, reabilitação e atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades.
d) Utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde nas diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família, comunidade e a própria saúde física e mental buscando seu bem-estar enquanto cidadão e enfermeiro.
e) Atuar nos diferentes cenários da prática profissional, considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico, planejando e implementando programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais, atuando como agente de transformação social.
f) Assumir os princípios éticos, legais e humanísticos com o trabalho multiprofissional em saúde, utilizando instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde.
g) Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional, sendo capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, tomar decisões, intervir no processo de trabalho, trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança.
h) Usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem.
i) Coordenar o processo de cuidar em enfermagem e o trabalho em equipe, considerando contextos e demandas de saúde;
j) Planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos profissionais de enfermagem e de saúde, desenvolvendo e aplicando pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;
O curso tem como base as orientações do SUS que preconizam o atendimento a saúde, centrado no cliente, na família e na comunidade, no sentido não somente, de minimizar os sintomas causados por uma patologia, mas, sobretudo numa perspectiva de acolhimento e solidariedade.
Está estruturado sob a relação tríade entre objetivos, a matriz curricular e o perfil profissional do egresso, atrelados ao contexto educacional regional/nacional, visando, através dos conteúdos curriculares, promover aquisição de conhecimentos pontuais com vistas a uma práxis qualitativa enquanto profissional da área da saúde.
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
O perfil do acadêmico do Curso de Graduação de Enfermagem, coerente com a missão do Centro Universitário São José de Itaperuna, não se limita a preparar indivíduos para a atuação no mercado de trabalho, mas, sobretudo, formar um profissional que contribua para a realização de ações sociais que promovam a melhoria dos padrões de vida em sociedade, garantindo a aplicação dos valores democráticos e de cidadania com práxis universitária.
Vale aqui a reflexão e destaque de que na proposta de formação, para evitar que os egressos se tornem meros reprodutores de ideias e conhecimentos adquiridos ao longo do curso, são trabalhadas competências e habilidades, gerais e específicas, que lhes permitem uma atualização contínua e permanente para que possam assim contribuir para a aplicação do conhecimento às exigências novas resultantes de transformações da realidade.
O Curso de Graduação em Enfermagem tem como perfil do formando egresso/profissional o Enfermeiro, uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificando para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos, de modo a ser capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes, o Curso de Enfermagem do UNIFSJ tem como proposta de perfil do egresso a formação científica sólida, tecnológica e profissional que o capacite a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.
Ao final do seu percurso acadêmico, estes, além de cidadãos qualificados e críticos, devem também atuar na transformação da sociedade de maneira humana, eclética, ética, com visão globalizada dos aspectos socioambientais e culturais, científica e cidadã, reconhecendo a importância do aprimoramento profissional com bases científicas relacionadas às diferentes áreas de formação, a partir do desenvolvimento das competências e habilidades gerais e específicas que lhes permitam uma atualização contínua e permanente.
Para tanto, deve ser capaz de exercer sua profissão, inserido no contexto social, acompanhar a evolução do conhecimento em sua área, ser comprometido com o desenvolvimento regional e com as questões ligadas à sustentabilidade social e ambiental. Além de identificar e exercer sua profissão de acordo com as demandas locais, regionais e nacionais, bem como trabalhar em equipe interdisciplinar e multiprofissional.
Assim, o Curso de Enfermagem se propõe a contribuir com a formação do acadêmico do UNIFSJ a partir de ações de caráter acadêmico-científica, ética, sociocultural, artística e moral, de modo a oferecer condições reais de aplicação e desenvolvimento dos objetivos delineados para o Curso, sem perder a função filosófico-pedagógica pautada nos pilares: o saber ser [a partir das características pessoais que o acadêmico deve ter], o saber [enquanto formação, a experiência profissional e escolar que o acadêmico deve ter, em outras palavras, o currículo], o fazer [que compreende o papel que o acadêmico vai desempenhar no cargo, associados a características do cargo e/ou tarefas a serem realizadas] e o saber conviver que define as atitudes e comportamentos de convivência que o acadêmico deve ter na vida de relacionamento.
Nesse sentido prima-se por uma formação que viabilize ao acadêmico exercer a prática profissional com competência, dignidade, responsabilidade e autonomia, nesta sociedade plural e complexa, marcada por valores culturais diferentes e maneiras diversas de organização política e social, provendo-lhe uma verdadeira visão da realidade em que irá atuar, assim como uma compreensão crítica de sua práxis, possibilitando-lhe tomada de decisões que ocorram por opção e não por falta de alternativas.
Outrossim, o UNIFSJ tem a preocupação de formar profissionais dotados de tais competências e habilidades, consciente que estará formando um profissional moderno desejado pelo mercado de trabalho.
É fundamental para o Centro Universitário aproveitar a experiência de todos os profissionais que estão passando pelo ambiente acadêmico e que, após sua formação, possam contribuir com a visão das condições de mercado de trabalho que encontraram, com as exigências em relação aos conhecimentos e às principais competências e habilidades do profissional.