Administração
TITULAÇÃO
Bacharel em Administração
DURAÇÃO
4 anos ou 8 Períodos
CARGA HORÁRIA
3.690
COORDENAÇÃO
Profª Ms. Armênia Arantes Guimarães – armenia@fsj.edu.br
PERFIL DO EGRESSO
A formação que o Centro Universitário proporciona aos(às) seus(suas) alunos(as) não deve apenas limitar-se a preparar os indivíduos para o mercado de trabalho. Ao final do seu percurso acadêmico, de acordo com a missão institucional, os(as) alunos(as), além de cidadãos(ãs) qualificados(as) e críticos(as), devem também atuar na transformação da sociedade.
Vale destacar que na proposta de formação, para evitar que os egressos se tornem meros reprodutores de ideias e conhecimentos adquiridos ao longo do curso, trabalham-se as competências e habilidades gerais e específicas que lhes permitam uma atualização contínua e permanente e possam, assim, contribuir para a aplicação do que os(as) alunos(as) já sabem às exigências novas, resultantes de transformações da realidade.
Ademais, a importância do acompanhamento de egressos, significa focar atenção nos(as) ex-alunos(as), investigando suas trajetórias profissionais, a partir de suas realidades pessoais, acadêmicas e sociais, numa busca de dados relevantes, que contribuirão para a melhoria da qualidade de ensino e atualização dos cursos de graduação, de extensão e de pós-graduação, além da revisão dos projetos de ensino, pesquisa e extensão.
O Centro Universitário São José de Itaperuna das transformações políticas, econômicas e sociais e à consequente emergência de um novo paradigma social, compreende a necessidade de um novo perfil para o profissional em Administração, já que de acordo com as diretrizes curriculares nacionais cujo perfil direciona-se a uma formação mais humana, holística, ética e socialmente responsável, que lhe possibilite desenvolver ações de gestão para atingir os objetivos organizacionais sem comprometer a integridade e a estrutura dos valores sociais.
Objetiva-se formar profissionais com um perfil humano, dotados de senso crítico ansioso pelo mercado, pois são capazes com suas habilidades de gerar lucratividade. Portanto, o perfil do egresso em Administração tem com proposta de uma formação acadêmica desenvolvendo profissionais socialmente responsáveis, conscientes de que estão inseridos em uma sociedade da qual precisam zelar.
A capacidade de liderar é uma característica importante ao perfil humanizado exigido pelos novos paradigmas deste profissional, visto que o líder tem a capacidade de despertar o melhor no grupo representando seus interesses possibilitando uma caminhada sinérgica em busca dos objetivos. Tal característica propicia ainda ao administrador, competência para minimizar ou erradicar conflitos comuns ao cotidiano organizacional.
O Bacharel em Administração atua em empresas de diversas naturezas, instituições sem fins lucrativos, da iniciativa privada, em consultorias, em associações de bairros, cooperativas, em entidades esportivas e em instituições de ensino, criando novos empreendimentos, podendo também atuar no setor público, desde que devidamente registrado no conselho de classe (sistema CFA/CRA). Com a globalização, as empresas passaram a focar suas decisões nas avaliações feitas pelos gestores, profissionais de Administração, que possuem uma visão maior de mercado, da concorrência e de todo o ambiente competitivo, conscientes da importância do grupo para a excelência do desempenho administrativo.
O Centro Universitário São José de Itaperuna em seus cursos, prioriza a formação de profissionais que:
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tenham competência técnica e política, em sua área de atuação;
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sejam capazes de tomar decisões;
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construam uma cultura geral ampla e significativa;
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sejam comunicativos;
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zelem por princípios éticos;
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atuem numa visão humanística, com responsabilidade social;
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saibam ouvir e respeitar a opinião do outro, sabendo expor suas próprias ideias e concepções;
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busquem continuamente conhecimento e informações atualizadas;
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tenham competência para se comunicar em linguagem oral e escrita, na língua portuguesa;
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sejam capazes de atuar preventivamente, com raciocínio lógico e capacidade de análise crítica.
Com tais preocupações pensa-se estar desenvolvendo conhecimentos, atitudes e habilidades que atendam, ao perfil dos egressos preconizados nas diretrizes curriculares de cada curso.
SOBRE O CURSO DE ADMNISTRAÇÃO
NECESSIDADE SOCIAL DO CURSO
A única certeza que podemos ter, neste mundo de modificações aceleradas, é que o amanhã será forçosamente diferente de hoje.
Por esse motivo, fala-se em mudanças, principalmente nas empresas,para que elas se mantenham ágeis e competitivas, passando necessariamente,pela gestão eficiente, eficaz e efetiva dos recursos existentes tanto na área pública como na iniciativa privada.
É uma nova fase da história que exige profissionais com uma formação diferenciada, em administração, para se constituírem em verdadeiros impulsionadores do desenvolvimento das instituições brasileiras.
Com um mercado em franca expansão, não pode ser dispensada a participação de administradores nas diversas áreas, capazes, com competência técnica e embasamento ético.
O Curso de Administração, alicerçado nesta referência, constitui-se numa ferramenta valiosa para a formação do Administrador, como também, para a formação de consciências afinadas com as constantes e necessárias mudanças e evoluções no mundo significativo do mercado local e regional.
Seu currículo está estruturado atendendo a uma moderna visão de mundo e de negócios, capaz de conferir ao egresso uma postura crítica frente ao contexto socioeconômico em constante mutação. Além disso, os conteúdos programáticos atualizados, frente às inovações constantes da área, conferem, se operacionalizados com adequação, uma bagagem cultural específica, qualificando-o para enfrentar o mundo do trabalho.
Formar bacharéis em Administração que possam exercer suas atribuições profissionais, com competência e responsabilidade ética, perante as organizações que representam e a sociedade em geral, possuidores de visão crítica e analítica, com capacidade de antecipar, promover mudanças e tomar decisões, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida é um desafio pensado pelo Centro Universitário São José de Itaperuna no sentido de atender a uma demanda que não é mais presa às grandes metrópoles e megalópoles, mas também do interior, sempre em movimento expansionista.
Itaperuna, em virtude da sua área de abrangência e localização privilegiada em relação aos investimentos empresariais que despontam o que parece certificar, com louvor, a oferta do Curso de Administração e a sua necessidade social.
MISSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
O curso de Administração do Centro Universitário São José de Itaperuna tem a missão de formar administradores capazes de atuar com excelência proporcionando mudanças positivas nas empresas mediante a implantação de uma gestão sólida, que desenvolva competências e habilidades, que consequentemente, proporcionem resultados econômicos efetivos às organizações refletindo no cenário econômico e social da região que atuam, ressaltando sempre a importância dos padrões éticos indispensáveis ao exercício desta profissão.
VISÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
O curso de Administração do UNIFSJ tem a visão de ser um referencial para as instituições de ensino de graduação do País, visto que a instituição zela pela formação de um profissional diferenciado, capaz de atuar inicialmente nas empresas com uma experiência prática adquirida na graduação, que os norteia para importância de conceitos como: qualidade, administração de conflitos, empreendedorismo, responsabilidade social, entre outros.
A graduação em Administração é vista pelo UNIFSJ como uma ciência completa que tange o universo da objetividade e da subjetividade. Para tal, é desenvolvido um trabalho que pretende mostrar ao discente a importância do domínio instrumental quantitativo (análises de cálculos, estatísticas e financeiras), mas consciente da importância em preparar seus profissionais para trabalhar com as pessoas, que são a essência da empresa, desenvolvendo a capacidade dos futuros administradores em conviver com as diferenças individuais despertando as competências e habilidades do grupo de trabalho.
OBJETIVOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
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O objetivo do Curso de Administração do Centro Universitário São José de Itaperuna consiste em capacitar o futuro administrador com competências e habilidades necessárias às empresas, que agreguem valor a sociedade, sendo estes profissionais, um diferencial de conduta administrativa, mostrando através de suas práticas a importância da ciência da Administração, sejam nos recursos materiais ou humanos, nos mais diferenciados empreendimentos.
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Além disso, visando atender ainda o conjunto de legislações e normas legais existentes, a exemplo da Resolução CNE/CES 4, de 19 de julho de 2005, a formação do Administrador no Centro Universitário São José de Itaperuna tem por objetivo dotar o acadêmico dos conhecimentos requeridos para o exercício profissional de excelência, buscando proporcionar aos egressos uma formação qualificada, baseada no conhecimento sólido da ciência da Administração, nas suas disciplinas básicas, que envolvem informações filosóficas, sociológicas, tecnológicas e jurídicas.
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Ressaltando a importância das disciplinas específicas à formação do administrador, como a teoria geral da administração, com sua vasta análise da evolução administrativa; a administração de recursos humanos com sua abordagem necessária de administrar conflitos e entender as diferenças individuais conscientizando o discente da importância das pessoas no cenário organizacional; a administração financeira indispensável para avaliar a viabilidade econômica de projetos, de investimentos financeiros entre outros; a administração de marketing com seu foco direcionado a excelência da administração de vendas; empreendedorismo, disciplina que alia conhecimento e habilidades técnicas indispensáveis para a criação e o desenvolvimento de um novo negócio; a administração da produção com sua busca incansável pela qualidade dos processos exaltando práticas que permitam minimizar desperdícios e retrabalhos aumentando a lucratividade, e tantas outras disciplinas que norteiam a prática administrativa.
OBJETIVO GERAL
Oferecer aos acadêmicos formação integral na área de administração, qualificando-os para atuar no mercado de trabalho e no meio social de forma diferenciada, compromissado com a contemporaneidade em que se insere, oportunizando os conhecimentos requeridos para o exercício profissional de excelência, por meio de uma formação qualificada, baseada no conhecimento sólido da ciência da Administração, nas suas disciplinas básicas, que envolvem informações filosóficas, sociológicas, tecnológicas e jurídicas
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) fornecer à sociedade brasileira, administradores qualificados no processo de desenvolvimento econômico e social e à compreensão adequada da conjuntura nacional e internacional, antenados aos valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
b) desenvolver uma nova concepção da administração, adequada a um novo paradigma de relações sociais, políticas, econômicas e culturais, com profissionais cuja formação humanística e visão global os habilite as tomadas de decisões no meio a que estão inseridos;
c) relacionar a formação técnica e científica do acadêmico à realidade das organizações e às demandas mundial, nacionais e regionais;
d) promover a formação de líderes e de empreendedores, dentro de uma abordagem crítica das estruturas organizacionais, capacitando-os a atuar em equipes multidisciplinares;
e) discutir e promover a compreensão e a necessidade do permanente aperfeiçoamento profissional, incentivando o processo de autocrítica e de transformação, visando ao desenvolvimento da autoconfiança.
f) formar o profissional da administração com espírito empreendedor, capaz de transformar ideias em negócios de sucesso.
g) aplicar o conhecimento acadêmico nas diversas situações que envolvam tomada de decisões consistentes, gerencia de números e pessoas com a devida coerência de cada caso;
h) saber administrar conflitos conscientes de que nas diferenças pessoais e no relacionamento harmonioso em grupo que se encontra o sucesso organizacional.
i) ser um facilitador, um promotor de resultados.
j) formar o profissional da Administração integrador no ambiente social que se insere e que através das relações equilibradas de objetividade e subjetividade oferecidas pela profissão consiga exercer plenamente e com êxito o seu ofício.
k) promover um ensino pautado no profissional empreendedor, capaz de transformar ideias em negócios de sucesso com perfil operacional com capacidade de tomar decisões consistentes, gerir números e pessoas.
l) saber administrar conflitos de modo a garantir o respeito às diferenças pessoais e a criação e manutenção do relacionamento harmonioso em grupo.
m) incentivar a ação profissional integradora no ambiente social profissional de atuação por meio de relações equilibradas, usando-se da objetividade e subjetividade necessárias às negociações de liderança.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
As competências e habilidades desenvolvidas pelo administrador variam muito, já que muitas vezes estão direcionadas as características pessoais, local em que estão inseridos no trabalho, ou até mesmo, a cultura organizacional da empresa.
As competências do administrador podem ser interpessoais, informais e decisórias.
As interpessoais são competências que o administrador executa relativo ao relacionamento com as pessoas e construção conjunto dos resultados, representa a função de estar presente em locais e momentos importantes, basicamente tarefas cerimoniais, comparecer a casamentos, e outros eventos. O administrador representa a organização, portanto ele é um símbolo desta organização, além disto, ele é responsável por seus atos e de todos seus subordinados. No que diz respeito aos relacionamentos, auxiliam o desenvolvimento de sua empresa e de outros. Ele faz o intercâmbio entre pessoas que irão gerar novos negócios ou facilitar os negócios existentes.
As informais são competências direcionadas as organizações, o mercado, as pessoas vivem em torno da um fluxo intenso e contínuo de informações, para um bom desenvolvimento, as empresas e o administrador precisam saber receber, tratar e repassar essas informações.
As decisórias são competências do administrador para tomar decisões. As decisões são de responsabilidade total do administrador, por isso é necessário cautela e preparo para tomá-las. O administrador é um solucionador de problemas, pois se encontra em um ambiente instável e suscetível a um variado leque de problemas. Ele deve atuar identificando esses problemas e apresentando soluções.
COMPETÊNCIAS
Contribuir para a formação humanística e visão global dos discentes vinculados ao Curso de Administração do Centro Universitário São José de Itaperuna consiste no contexto utópico das ações metodológicas de modo que habilite o discente a compreender o meio social, político, econômico e cultural local e regional facultando-o a tomada de decisão em um mundo diversificado e interdependente. Para tanto são elencadas as competências, a saber:
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formação humanística e visão global, que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural da Região e tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
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formação técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de habilidades específicas inerentes à prática profissional na região;
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internalização de valores, responsabilidade social, justiça e ética profissional;
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competência para empreender ações, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo transformações;
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compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança;
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percepção dos problemas ecológicos e predisposição para atuar como agente de preservação do meio ambiente;
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saber identificar prioridades;
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operacionalizar ideias;
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delegar funções;
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capacidade de comunicação, redação e criatividade;
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capacidade de trabalho em equipe;
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liderança;
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facilidade de relacionamento interpessoal;
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domínio de métodos e técnicas de trabalho;
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capacidade de adaptar-se a normas e procedimentos;
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capacidade de estabelecer e consolidar relações;
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capacidade de subordinar-se e obedecer à autoridade.
HABILIDADES
Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de administrar, o administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades, que podem ser resumidas em: técnica, humana e conceitual.
►Habilidades Técnicas: são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional. Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação.
►Habilidades Humanas: são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. O administrador com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes, pois, possuem capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.
►Habilidades Conceituais: consistem na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento o grupo específico.
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habilidade de comunicação e expressividade profissional.
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reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente e generalizar conhecimentos;
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planejar, organizar, estabelecer métodos próprios, gerenciar tempo e espaço de trabalho;
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comunicar-se com seu grupo, com superiores hierárquicos ou com subordinados, favorecendo a cooperação, o trabalho em equipe e o exercício da negociação;
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compreensão da necessidade do continuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança;
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percepção dos problemas ecológicos e predisposição para atuar como agente de preservação do meio ambiente;
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reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente e generalizar conhecimentos;
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planejar, organizar, estabelecer métodos próprios, gerenciar tempo e espaço de trabalho.
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comunicar-se com seu grupo, com superiores hierárquicos ou com subordinados, favorecendo a cooperação, o trabalho em equipe e o exercício da negociação;
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transferir conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e vice-versa;
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estimular a iniciativa, a criatividade, a vontade de aprender, a abertura às mudanças, consciência da qualidade e das implicações éticas do seu trabalho;
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refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção (compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva, seus direitos e deveres);
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estabelecer relações formais e causais entre fenômenos e expressar-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.
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ter conhecimentos técnicos que lhe permitam planejar, organizar, supervisionar e comandar uma empresa; dando maior rentabilidade com menor custo, assegurando produtividade, qualidade e satisfação do cliente.
Outrossim, o Centro Universitário São José de Itaperuna tem a preocupação de formar profissionais dotados de tais competências e habilidades, consciente que estará formando um profissional moderno desejado pelo mercado, pois terá como base de todas as habilidades, a habilidade para identificar oportunidades.