logo fundação são josé
Portal do Aluno

Ciências Contábeis

Imagem Ciências Contábeis

Denominação

O curso de Ciências Contábeis confere ao graduado diploma de Bacharel em Ciências Contábeis.

Sobre o curso

São inúmeros os exemplos de transformações pelas quais passam o mundo e o Brasil, dentre elas, destacam-se: a globalização, a reestruturação produtiva, a relevância da informação e do conhecimento, as inovações tecnológicas, a desigualdade econômica e social entre países e regiões, o acirramento das questões ambientais, que alteram o sentido e a consciência da vida. Na Região Sudeste, no Estado do Rio de Janeiro e, especialmente, na cidade de Itaperuna e cidades circunvizinhas essas transformações têm sido bastante significativas apresentando um dinamismo tecnológico interessante em seu processamento, talvez muito motivado pela necessidade expansionista de criação de novos territórios em virtude do intenso crescimento dos grandes centros.

É este quadro de transformações que constitui-se o grande desafio para o profissional da Contabilidade que tem por atribuição ser criativo, demonstrar capacidade crítico-reflexiva, atuar com base em uma política de coletividade e participação, saber atuar em equipe, ter domínio de conhecimentos e habilidades específicos/técnicos e globais/generalistas para desenvolver atividades de controle, planejamento, análises, apurações, consultorias, auditorias, perícias, arbitragens, domínio atuarial e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com postura ética, respeito à natureza com responsabilidade social contribuindo para uma sociedade mais justa. Todavia, demandas novas e complexas impõem-se para o Curso de Graduação de Ciências Contábeis do Centro Universitário São José de Itaperuna – UNIFSJ, afinal essas transformações fazem parte de um cenário contemporâneo no qual todos estamos inseridos.

A Contabilidade conforma um campo multifacetado exigindo dinamismo na área de atuação, ao mesmo tempo que postula a formação de um profissional atuante, comprometido e crítico frente ao contexto socioeconômico e cultural em constante mutação. Para tanto, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas e Tecnológicas comparecem integradamente na formação e na atuação desse profissional. Daí o reconhecimento da sua amplitude e complexidade. Além disso, a observância da prática, da legislação profissional e das diretrizes curriculares nacionais para o curso permitem ampliar a compreensão do seu campo de atuação.

Indiscutivelmente existe uma demanda significativa tanto no município quanto na região de profissionais habilitados para exercer a função contábil, de forma ética e eficaz, adequados ao novo cenário social. Daí a necessidade de se ter o curso de graduação em Ciências Contábeis, que busca proporcionar formação de qualidade aos que desejarem ingressar no mercado de trabalho.

O Centro Universitário São José de Itaperuna entra neste contexto, na capacitação destes estudantes e dos oriundos de toda a região, com a missão de: formar profissionais competentes inseridos na comunidade regional, capazes de construir o conhecimento, promover a cultura e o intercâmbio, a fim de comprometer-se com a qualidade de ensino, tendo em seu quadro doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e especialistas totalmente integrados com todos os detalhes do projeto educacional e dispostos a contribuir para com a plena realização do trabalho.

Assim posto, o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis está diretamente relacionado com as demandas efetivas de natureza econômica, social, cultural e política da região.

Atos Legais

Autorizado pelo Decreto MEC nº 94.078/87

Reconhecido pela portaria MEC nº 748/93

Renovação do Reconhecimento Portaria MEC nº 71/2017

Número de Vagas

35 vagas semestrais

Turno de funcionamento

Noturno

Carga horária total do curso

3050 h/a

Tempo de Integralização

8 semestres

Modalidade

Presencial

Objetivos do curso:

O Curso de Ciências Contábeis do UNIFSJ, ancorado nas legislações pertinentes, elege o objetivo geral de formar contadores habilitados para o exercício legal da profissão, comprometidos a ética e a verdade, capazes de bem gerir seus esforços operacionais na direção do sucesso organizacional em que atuarem, bem como, contribuir efetivamente para o desenvolvimento da sociedade na qual exercerão suas atividades profissionais atingindo uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva.

O curso de Graduação em Ciências Contábeis do Centro Universitário São José de Itaperuna, visa possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos as seguintes competências e habilidades:

  • Comprometer-se com os estudos da realidade local e regional, mas sem desvinculá-la de contextos maiores, em suas dimensões histórica, cultural, ambiental, tecnológica, etc. Esse é o caminho, sem sombra de dúvidas, capaz de propiciar a formação de profissionais comprometidos com o seu tempo, com responsabilidade técnica e social na promoção de um serviço especializado de qualidade, comprometido com o bem-estar do cliente;

  • utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais, bem como aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;

  • demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;

  • Buscar a compreensão de novas práticas pedagógicas com o objetivo de assegurar um ensino adequado a um tempo em que demandas e expectativas modificam-se rapidamente;

  • Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;

  • Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;

  • Exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem os agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;

  • Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;

  • Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.

Está estruturado sob a relação tríade entre perfil profissional do egresso, a estrutura curricular e atrelados ao contexto educacional regional/nacional, visando, através dos conteúdos curriculares, promover aquisição de conhecimentos pontuais com vistas a uma práxis qualitativa enquanto profissional da área contábil.

Perfil Profissional do Egresso

O perfil do acadêmico do Curso de Graduação de Ciências Contábeis, coerente com a missão do Centro Universitário São José de Itaperuna, não se limita a preparar indivíduos para a atuação no mercado de trabalho, mas, sobretudo, formar um profissional que contribua para a realização de ações sociais que promovam a melhoria dos padrões de vida em sociedade, garantindo a aplicação dos valores democráticos e de cidadania com práxis universitária.

Vale aqui a reflexão e destaque de que na proposta de formação, para evitar que os egressos se tornem meros reprodutores de ideias e conhecimentos adquiridos ao longo do curso, são trabalhadas competências e habilidades, gerais e específicas, que lhes permitem uma atualização contínua e permanente para que possam, contribuir para a aplicação do conhecimento às exigências novas resultantes de transformações da realidade.

Para tanto e, alicerçado pelos dispositivos legais, em que o profissional Contador tem como base uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificando para o exercício de Ciências Contábeis, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos, de modo a ser capaz de compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização.

O curso de Ciências Contábeis do UNIFSJ tem como proposta de perfil do egresso a formação científica sólida, teórica e prática que o capacite a atuar em um ambiente econômico globalizado, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania. Sendo ainda, conhecedor das tecnologias contábeis, crítico em relação à realidade observada, ávido por inovações e mudanças, na busca da melhoria de condições gerais e específicas, para si e para a comunidade.

O profissional deverá, além de ter habilidades técnicas contábeis, como auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais, quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, assessoria contábil empresarial e consultoria, para que viabilize aos agentes econômicos o pleno cumprimento de suas responsabilidades de prestar contas na gestão perante a sociedade. Será o responsável pela implantação, operação, manutenção e aprimoramento do sistema de informações contábeis, e ainda na elaboração de pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, sejam eles jurídicos ou físicos.

Ter consciência da necessidade do continuo aperfeiçoamento profissional, bem como capacidade de interpretar o conteúdo das propostas, dos regulamentos e dos textos legais. Exercer suas funções com expressivo domínio das técnicas contábeis que viabilizem seus usuários no pleno cumprimento de suas responsabilidades e que as informações geradas possam auxiliar de forma clara e tempestiva na tomada de decisão, na organização de atitudes e na construção de valores orientados para cidadania.

Assim, o Curso de Ciências Contábeis se propõe a contribuir com a formação do acadêmico do UNIFSJ a partir de ações de caráter acadêmico-científica, ética, sociocultural, artística e moral, de modo a oferecer condições reais de aplicação e desenvolvimento dos objetivos delineados para o curso, sem perder a função filosófico-pedagógica pautada nos pilares: o saber ser [a partir das características pessoais que o acadêmico deve ter], o saber [enquanto formação, a experiência profissional e escolar que o acadêmico deve ter, em outras palavras, o currículo], o fazer [que compreende o papel que o acadêmico vai desempenhar no cargo, associados a características do cargo e/ou tarefas a serem realizadas] e o saber conviver que define as atitudes e comportamentos de convivência que o acadêmico deve ter na vida de relacionamento, tendo ainda sua atuação técnica e instrumental, articulada com outros ramos do saber e, com outros profissionais, evidenciando o domínio de habilidades e competências inter e multidisciplinar.

Nesse sentido prima-se por uma formação que viabilize ao acadêmico exercer a prática profissional com competência, dignidade, responsabilidade e autonomia, nesta sociedade plural e complexa, marcada por valores culturais diferentes e maneiras diversas de organização política e social, provendo-lhe uma verdadeira visão da realidade em que irá atuar, assim como uma compreensão crítica de sua práxis, possibilitando-lhe tomada de decisões que ocorram por opção e não por falta de alternativas.

Outrossim, o UNIFSJ tem a preocupação de formar profissionais dotados de tais competências e habilidades, consciente que estará formando um profissional moderno desejado pelo mercado de trabalho.

É fundamental para o Centro Universitário aproveitar a experiência de todos os profissionais que estão passando pelo ambiente acadêmico e que, após sua formação, possam contribuir com a visão das condições de mercado de trabalho que encontraram, com as exigências em relação aos conhecimentos e às principais competências e habilidades do profissional.