logo fundação são josé
Portal do Aluno

NAPE

Núcleo de Apoio Psicopedagógico Educacional – NAPE

APRESENTAÇÃO

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico E Educacional (NAPE) foi criado em 2012 pela nova Administração do Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ), como proposta de atendimento aos alunos matriculados nos Cursos de Graduação, objetiva apoiar e assessorar indiretamente os docentes, sobretudo, diretamente os discentes. Trata-se, portanto, de um espaço aberto aos acadêmicos que tenham a necessidade de um suporte pedagógico e/ou psicológico especializado.

O NAPE está estruturado como Setor Educacional e se propõe a disponibilizar atendimento psicopedagógico, socioafetivo e cognitivo aos discentes dos diversos cursos oferecidos pelo UNIFSJ, no sentido de minimizar possíveis dificuldades na assimilação ativa dos saberes próprios da formação acadêmica. O Atendimento Psicopedagógico, através de um espaço para acompanhamento individual/institucional, busca desenvolver um trabalho diferenciado aos discentes, no que tange à adaptação emocional, psicológica, social, cognitiva, física ou alguma especificidade decorrente de uma necessidade especial. Com uma política de respeito à diversidade cultural, busca-se tornar o ambiente acadêmico um espaço verdadeiramente inclusivo. Por intermédio deste departamento, os discentes poderão contar com o apoio irrestrito de profissionais que promoverão esforços no sentido de apoiar e orientar as ações do discente que esteja passando por alguma dificuldade (de relacionamento, de adaptação, de natureza emocional, de aprendizagem, dentre outros) no ambiente acadêmico.

Ao NAPE cabe a elaboração e definição de estratégias de “combate” à evasão acadêmica, como nivelamento e orientação pedagógica, quer por motivo relacionado à dificuldade de aprendizagem, quer em decorrência de transtornos, e/ou problemas de ordem afetivoemocional. Para tanto, sua estrutura é composta por pedagogo(s/as) e psicólogo(s/as) que procuram de maneira técnica minimizar os conflitos e atritos decorrentes do novo ambiente no qual o acadêmico se encontra inserido.

As atividades deste núcleo correspondem a ações de natureza interdisciplinar desenvolvidas sob a forma de programas, projetos, cursos, eventos, ações suplementares, extensão, publicações e outras modalidades acadêmicas que reconheçam os diferentes estilos de aprender e favoreçam o processo de aprendizagem.