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História

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Denominação

O curso de História confere ao graduado diploma de Licenciado em História.

Sobre o curso

O Curso de História é oferecido pelo Centro Universitário São José de Itaperuna, à Rua Major Porphírio Henriques, Centro, na cidade de Itaperuna, Estado do Rio de Janeiro, no turno noturno, autorizado por ato do Conselho Superior e Autorizado pelo Parecer C.E.E. /RJ nº 863 de 06/08/2002, homologado em 22/08/2002 e publicado no D.O.E./RJ de 02/09/2002. Reconhecido pelo Parecer C.E.E./RJ Nº 59 de 24/07/2007, homologado em 19/10/2007 e publicado no D.O.E./RJ em 17/10/2007. A oferta é de 60 vagas anuais, com duas entradas semestrais. O curso de História tem uma carga horária total de 2883 horas. No PPC consta que o tempo mínimo de integralização é de 06 semestres letivos.

O Curso de História, do Centro Universitário São José de Itaperuna caracteriza-se pela formação de profissionais com as atribuições de formação de educadores para atuarem de forma ética e profissional na área de História, desenvolvendo atividades associadas às principais áreas de atuação do profissional no campo historiográfico, bem como, formar educadores que saibam integrar teoria a prática, subjetividades e objetividades necessárias na atuação do cientista dentro das ciências sociais.

No intuito de aproximar o profissional de sua realidade, bem como de instrumentalizá-lo com habilidades e competências necessárias a sua atuação junto à comunidade, e também, em respeito às Diretrizes Curriculares Nacionais, o Curso de História centra-se no aluno como sujeito da aprendizagem, apoiado no professor como facilitador e mediador do processo de ensino e aprendizagem buscando a formação integral e adequada, por meio de uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Indiscutivelmente existe uma demanda significativa tanto no município quanto na região de profissionais habilitados para exercer a função docente, de forma ética e eficaz, adequados ao novo cenário social, primando também por uma visão educacional empreendedora. Daí a necessidade de se ter o curso de graduação em História, que busca proporcionar formação de qualidade aos que desejarem ingressar no mercado de trabalho.

O curso visa formar um profissional capaz de atuar na sociedade de forma crítica, tomar decisões e implantar soluções para os problemas, atuando com ética profissional, compreensão da realidade social, cultural e econômica de seu meio. Contribui, portanto, no atendimento das necessidades da região de sua abrangência, bem como das demais regiões em que estão inseridos os futuros egressos.

Para realização de uma prática efetiva o Centro Universitário São José de Itaperuna tem convênios firmados com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Estadual de Educação que viabilizam espaços com condições pedagógicas fundamentais para tal.

Assim posto, o compromisso social se justifica pelas seguintes razões: a exigência de profissionais com competência técnica e humanística para atender as demandas da área das ciências sociais; a necessidade de profissionais aptos para atuarem em equipe de instituições públicas e/ou privadas na área das ciências sociais; desenvolvimento da profissão, por meio da qualificação de profissionais para a prática, o ensino e a pesquisa; a importância de formar profissionais responsáveis por prestar um serviço relevante e crítico a cerca dos processos envolvendo a História da humanidade.

Atos Legais

Autorizado pelo Parecer C.E.E. /RJ nº 863 de 06/08/2002

Reconhecido pelo Parecer C.E.E./RJ Nº 59 de 24/07/2007

Reconhecido pela Portaria MEC nº 69/2017

Número de Vagas

30 vagas semestrais

Turno de funcionamento

Noturno

Carga horária total do curso

2883 h/a

Tempo de Integralização

8 semestres

Modalidade

Presencial

Objetivos do curso:

O Curso de História do UNIFSJ, ancorado nas legislações pertinentes, objetiva dotar o estudante de conhecimentos requeridos para o exercício de competências e habilidades acerca da docência e pesquisa, qualificando-o para o exercício profissional com base no rigor científico e intelectual pautado em princípios éticos; formar historiadores-professores capazes de atuar de forma crítica na produção, transmissão e comunicação do conhecimento histórico, visando propiciar uma união necessária, nos termos antes definidos, das dimensões do ensino, da Iniciação Científica e da extensão, no tocante às atividades principais dos profissionais de História;

O curso visa oferecer aos acadêmicos, formação generalista e integral na área de História, possibilitando-os reconhecer e intervir no processo educacional, bem como na realidade social.  O Curso de História inscreve-se, portanto, em estruturas flexíveis para que possa facultar ao profissional a ser formado opções de conhecimento e de atuação no mercado de trabalho, criando oportunidades para o desenvolvimento de habilidades necessárias para se atingir a competência desejada, ao priorizar a abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento da autonomia do acadêmico e promover a articulação constante entre ensino, pesquisa e extensão, além da articulação direta com a pós-graduação.

O Curso de licenciatura em História do Centro Universitário São José de Itaperuna tem como objetivos específicos na formação do profissional de história:

a) formar historiadores-professores conscientes do seu papel de educador orientador e atuantes no ensino público e privado;

b) possibilitar condições teórico-pedagógicas aos acadêmicos, orientando-os de modo que possam atuar com competência nos contextos sociais, étnico-culturais e históricos, procurando sempre solucionar problemas relacionados a um ensino integrado à comunidade educacional;

c) promover, ao longo do curso, um processo de reflexão sobre o fazer pedagógico, tendo como princípio o conhecimento dos fundamentos básicos da área e específicos ao currículo, mostrando as diversas tendências historiográficas para uma aplicação adequada ao seu trabalho como educador;

d) Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;

e) oportunizar condições para um pensamento crítico de amplas e múltiplas referências teóricas e práticas para a compreensão do trabalho pedagógico em todas as dimensões: coletiva, cidadã, inclusiva, ética e democrática, que tenham como fundamento as políticas e diretrizes definidas pelo sistema nacional de educação;

f) gerar formação profissional sustentada pela tríplice função da atividade acadêmica: ensino, pesquisa e extensão, relacionando a formação técnica e científica do acadêmico à realidade das organizações e às demandas mundiais, nacionais e regionais;

g) desenvolver uma nova concepção da história, adequada a um novo paradigma de relações sociais, políticas, econômicas e culturais, com profissionais cuja formação humanística e visão global os habilite as tomadas de decisões no meio a que estão inseridos;

h) Usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, de forma teórico-prática subsidiando o exercício da profissão do historiador, tendo em vista otimizar os referidos conhecimentos como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem;

i) Capacitar os egressos no domínio dos conteúdos básicos, dos métodos e técnicas pedagógicas que são objeto de ensino-aprendizagem objetivando a transmissão do conhecimento para os diferentes níveis de ensino.

Está estruturado sob a relação tríade entre objetivos, a matriz curricular e o perfil profissional do egresso, atrelados ao contexto educacional regional/nacional, visando, através dos conteúdos curriculares, promover aquisição de conhecimentos pontuais com vistas a uma práxis qualitativa enquanto profissional da área de história.

Perfil profissional do egresso

O perfil do acadêmico do Curso de Graduação de História, não se limita à preparação de indivíduos para o mercado de trabalho. Ao final do percurso acadêmico, de acordo com a missão institucional, além de cidadãos qualificados e críticos, os graduados devem apresentar sólida formação profissional e técnica para atuar na transformação da sociedade de maneira humana, eclética, ética, com visão científica, cidadã e globalizada, nos aspectos socioambientais e culturais, por reconhecer a importância do aprimoramento profissional de base científica relacionado às diferentes áreas de formação, estando apto a atuar, interdisciplinarmente, em área afins.

O egresso deverá ter condições de suprir demandas sociais específicas  relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus, preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc.)

Vale destacar que na proposta de formação, para evitar que os egressos se tornem meros reprodutores de ideias e conhecimentos adquiridos ao longo do curso são trabalhadas as competências e habilidades gerais e específicas que lhes permitam uma atualização contínua e permanente e possam, assim, contribuir para a aplicação do que os acadêmicos já sabem às exigências novas, resultantes de transformações da realidade.

O Centro Universitário São José de Itaperuna – UNIFSJ, atento às transformações políticas, econômicas e sociais e à consequente emergência de um novo paradigma social, compreende a necessidade de um novo perfil para o profissional em História, já que de acordo com as diretrizes curriculares nacionais direciona-se a uma formação mais humana, holística, ética e socialmente e ecologicamente responsável, que lhe possibilite desenvolver ações profissionais para atingir os objetivos organizacionais sem comprometer a integridade e a estrutura dos valores sociais.

Para tanto, o acadêmico, deve ser capaz de exercer sua profissão, inserido no contexto social, acompanhar a evolução do conhecimento em sua área, ser comprometido com o desenvolvimento regional e com as questões ligadas à sustentabilidade social e ambiental. Deve também ser capaz de identificar e exercer sua profissão de acordo com as demandas locais, regionais e nacionais, bem como trabalhar em equipe interdisciplinar e multiprofissional. Portanto, o perfil do egresso em História – tem como proposta uma formação acadêmica que desenvolva profissionais socialmente responsáveis, conscientes de que estão inseridos em uma sociedade pela qual precisam zelar.

Ademais, há que se dedicar acompanhamento dos egressos, investigar suas trajetórias profissionais, a partir de suas realidades pessoais, acadêmicas e sociais, numa busca de dados relevantes, que contribuirão para a melhoria da qualidade de ensino. Assim, o Curso de História se propõe a contribuir com a formação do acadêmico do UNIFSJ a partir de ações de caráter acadêmico-científica, ética, sociocultural, artística e moral, de modo a oferecer condições reais de aplicação e desenvolvimento dos objetivos delineados para o Curso, sem perder a função filosófico pedagógica pautada nos pilares: o saber ser [a partir das características pessoais que o acadêmico deve ter], o saber [enquanto formação, a experiência profissional e escolar que o acadêmico deve ter, em outras palavras, o currículo], o fazer [que compreende o papel que o acadêmico vai desempenhar no cargo, associados a características do cargo e/ou tarefas a serem realizadas] e o saber conviver que define as atitudes e comportamentos de convivência que o acadêmico deve ter na vida de relacionamento.

Nesse sentido prima-se por uma formação que viabilize ao acadêmico exercer a prática profissional com competência, dignidade, responsabilidade e autonomia, nesta sociedade plural e complexa, marcada por valores culturais diferentes e maneiras diversas de organização política e social, provendo-lhe uma verdadeira visão da realidade em que irá atuar, assim como uma compreensão crítica de sua práxis, possibilitando-lhe tomada de decisões que ocorram por opção e não por falta de alternativas.

Outrossim, o UNIFSJ tem a preocupação de formar profissionais dotados de tais competências e habilidades, consciente que estará formando um profissional moderno desejado pelo mercado de trabalho.