logo fundação são josé
Portal do Aluno

Infraestrutura

Infraestrutura

O curso de Farmácia do Centro Universitário São José de Itaperuna disponibiliza laboratórios que atendem ao número de vagas oferecidas pelo curso, sendo 03 Laboratórios de Informática, 01 Laboratório de Ciências Biológicas, 01 Laboratório de Ciências Físicas e Químicas, 01 Laboratório de Realidade Virtual e 01 Laboratório de Ciências da Saúde, ambos compartilhados com outros cursos da IES. Além destes, 01 Laboratório de Ciências Farmacêuticas e a Farmácia Universitária, são de uso exclusivo do curso de Farmácia.

A Farmácia Universitária e os laboratórios do UNIFSJ funcionam com a supervisão/orientação de um profissional responsável, contam com normas específicas de funcionamento e segurança que foram elaboradas com a finalidade de orientar os usuários e minimizar os riscos inerentes às atividades desenvolvidas nos respectivos ambientes.

São equipados com a seguinte estrutura:

São 03 Laboratórios de Informática totalizando: uma área de 177,55m², 71 computadores, ar condicionado, quadro branco, mesas e cadeiras.

Um Laboratório de Ciências Químicas perfazendo uma área de 53,95 m², equipado com ar condicionado, microscópio, estufa, geladeira, balanças, aquecedor, capela, deionizador de água, óculos de proteção, chuveiro de emergência, vidrarias.

Um Laboratório de Ciências Farmacêuticas perfazendo uma área de 82,19m², equipado com chuveiro de emergência, balança analítica, balança de precisão, destilador, viscosímetro, capelas, vidrarias, encapsuladoras, ar condicionado, pias, bancos, grau pistilo, pipetador.

Um Laboratório de Realidade Virtual perfazendo uma área de 70,21m², equipado com cadeiras, lousa digital, projetor multimídia 3d, óculos 3d, ar condicionado, caixas de som.

Um Laboratório de Ciências Biológicas perfazendo uma área de 54,4m², equipado com cadeiras, Microscópios, Estufa, Autoclave, Centrífuga, Bancadas, Bancos, Computador, TV, Pias, Contador diferencial de células, Armários, Vidrarias.

Um Laboratório de Ciências da Saúde perfazendo uma área de 127,17m², equipado com cama/leito hospitalar, berço hospitalar, prancha-maca, manequim bissexual, manequim bissexual bebê, manequim rcp, simulador ausculta, braço para treino de injetáveis, peças sintéticas (coração, fígado, rim, bexiga, entre outras.), esqueleto, coluna vertebral, pélvis masculina e feminina, sistemas: urinário, circulatório, respiratório, digestório; torso, tela de projeção, cadeiras escolares, computador, projetor multimídia, caixa de som, balança, negatoscópio, hamper, materiais de prática de Farmácia.

A Farmácia Universitária do Centro Universitário São José de Itaperuna(UNIFSJ), contempla diversos setores como manipulação de cosméticos e produtos dermatológicos, homeopatia, produção de cápsulas, laboratório de controle de qualidade de matérias primas e de embalagens e ambiente para aconselhamento de pacientes (Atenção Farmacêutica).

A Farmácia será implementada com base nos preceitos técnicos e legais vigentes, obedecendo primordialmente às boas práticas de dispensação e manipulação.

A Farmácia Universitária do UNIFSJ, tem a finalidade:

·  Proporcionar aos alunos do Curso de Farmácia condições técnico-científico e administrativas no preparo de medicamentos alopáticos e produtos de higiene corporal para atendimento de receitas magistrais e oficinais, oriundas de estabelecimentos de Saúde pública ou privado;

· Viabilizar uma visão da profissão, dando-lhe condições de uma perfeita interação com a realidade, visando uma maior integração com a sociedade.

· Proporcionar ao estagiário, sob a orientação de professores, a real oportunidade de familiarização na dispensação, fabricação, controle e pesquisa de fármacos, medicamentos alopáticos e produtos de higiene junto à comunidade em geral;

· Dar condições de raciocínio clínico farmacêutico na interpretação das prescrições médicas, quer de produtos magistrais oficinais, quer preparando-o para aplicação na prática de conhecimentos farmacotécnicos, farmacológicos, químico e físico – industriais e tecnológico farmacêutico.