logo fundação são josé
Portal do Aluno

Infraestrutura

A infraestrutura física da Fundação São José de Itaperuna atende às expectativas e o padrão de uma Instituição de Ensino de Qualidade, de forma que possa atender um público variado. Dependências devidamente mobiliadas e equipadas, são amplas e compatíveis com os objetivos e necessidades dos cursos oferecidos.

2.1. Salas de aula

A instituição disponibiliza aos seus alunos salas com o mesmo padrão de ambientação, atendendo de maneira excelente às necessidades institucionais, tais como: conforto, tamanho, limpeza, iluminação, acústica, segurança, acessibilidade, manutenção periódica e disponibilidade de recursos de tecnologias da informação e comunicação adequados às atividades desenvolvidas.

2.2. Auditório

A instituição disponibiliza um auditório moderno com capacidade de XXX lugares, atendendo os aspectos de limpeza, iluminação, acústica. O ambiente é totalmente climatizado, devidamente equipado com projetor e equipamentos de multimídia e com palco adaptado para palestras, eventos em geral, podendo, inclusive ser utilizado para encenação de peças teatrais.

2.3. Instalações sanitárias

A instituição disponibiliza para seus gestores, docentes, alunos e funcionários excelentes instalações sanitárias, dotadas de pias, espelhos e outros materiais necessários à higiene pessoal, incluindo unidades para pessoas com necessidades especiais.

 2.4. Biblioteca

A biblioteca da Fundação São José é um suporte educativo e, parte integrante do sistema de informações, pois colabora consideravelmente para a efetivação do ensino e da pesquisa e a adoção de novos paradigmas.

É um órgão fundamental, de referência e apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas pela comunidade acadêmica/escolar da Fundação São José (FSJ).

A biblioteca Padre Humberto atende aos aspectos de dimensão, ambientação, limpeza, iluminação, acústica, segurança, acessibilidade, conservação e infraestrutura tecnológica, está disposta da seguinte forma:

01 Espaço do acervo e sala de processamento (131,13 m²);

01 Sala (69,6 m²) de recepção e área de estudo/consultas;

02 Salas (total 15,4 m²) de estudos em grupo;

08 cabines para estudos individuais.

Dotada de um amplo espaço, a Biblioteca Padre Humberto Lindelauf possibilita acesso mais fácil e qualitativo para os seus usuários, já que oferece um acervo composto por mais de 25.000 títulos físicos.

Além disso, a Fundação São José disponibiliza aos seus alunos acesso a Biblioteca Virtual – Acesso ilimitado a base de dados das bibliotecas virtuais “Pearson” e “Minha Biblioteca”.

2.5. Laboratórios de Informática

São 03 Laboratórios de Informática totalizando: uma área de 175,5m², 71 computadores de última geração, que podem ser utilizados para aula e para uso individual dos alunos.

Funcionam em tempo integral com a supervisão/orientação de um profissional responsável. Há também um manual de normas que orienta o uso por parte da comunidade acadêmica/escolar disponível para consulta.

Para fazer frente aos desafios da prestação de serviços de Tecnologia da Informação, o Centro Universitário São José de Itaperuna, revisa anualmente todas as necessidades de atualização tecnológica dos equipamentos e softwares. A proposta é que todo processo de atualização seja realizado de maneira organizada, alinhando tecnologia e planejamento, bem como alocar de maneira estruturada os recursos orçamentários de infraestrutura tecnológica.

2.6. Tecnologias de informação e comunicação – TICs

Dentro de uma proposta pedagógica que abrange teoria e prática, os cursos ofertados pela Fundação São José abordam o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. O uso das TICs no curso é fomentado de duas maneiras: 1) Processo de gestão acadêmica – simplificando o acesso às informações pertinentes ao curso, como por exemplo, horários, calendários, matriz curricular, etc.; 2) Recurso didático – proporcionando novas formas de trabalho, possibilitando a criação de ambientes de aprendizagem em que os alunos possam pesquisar, fazer antecipações, simulações, confirmar ideias prévias, experimentar, criar soluções e construir novas formas de representação mental.

Nesse contexto, a Fundação São José de Itaperuna disponibiliza aos alunos, diversos recursos tecnológicos que serão elencados abaixo:

Site institucional – Proporciona acesso às principais informações referentes ao curso, tais como: condições de oferta do curso (ato autorizativo, dirigentes e coordenação do curso, corpo docente, matriz curricular); calendário; manual do aluno; notícias sobre eventos; etc.

Portal aluno – Acesso a dados acadêmicos como notas, frequência, material didático de apoio, horário, reserva de livros.

Biblioteca Virtual – Acesso ilimitado a base de dados das bibliotecas virtuais “Pearson” e “Minha Biblioteca”.

Softwares – Os professores que utilizam da tecnologia como recurso didático-pedagógico, indicam softwares específicos que se adaptam à sua proposta de ensino.

O que se espera com a utilização das TICs no processo ensino-aprendizagem é a realização de aulas mais criativas, motivadoras, dinâmicas e que envolvam os alunos para novas descobertas e aprendizagem, bem como desenvolver projetos de pesquisa e extensão individuais ou coletivos.

WiFi – A Fundação São José também disponibiliza aos seus alunos acesso à internet por meio de rede wireless.

2.7. Laboratórios didáticos especializados

A Fundação São José, baseando-se nas Diretrizes postuladas por curso, disponibiliza aos alunos 03 Laboratórios de Informática, 01 Laboratório de Ciências Biológicas, 01 Laboratório de Ciências Físicas e Químicas, 01 Laboratório de Realidade Virtual e 01 Laboratório de Ciências da Saúde, 01 Laboratório de Ciências Farmacêuticas, 01 Laboratório de Práticas de Ensino, Laboratório de idiomas e a Farmácia Universitária.

Estes funcionam com a supervisão/orientação de um profissional responsável, contam com normas específicas de funcionamento e segurança que foram elaboradas com a finalidade de orientar os usuários e minimizar os riscos pertencentes às atividades desenvolvidas nos respectivos ambientes.

2.8. Espaços de conveniência e de alimentação

A Fundação São José dispõe de uma cantina com praça de alimentação integrada ao pátio, que é outro local de convivência no qual o aluno, quase sempre coordenado, realiza atividades socioculturais de interesse comum.

A quadra esportiva utilizada para eventos esportivos pelos acadêmicos.

O auditório é o local de participação e convivência estudantil, bastante utilizado pelos acadêmicos e docentes.

2.9 Clínica

A Clínica Escola São José foi inaugurada em setembro de 2010 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h para melhor atender o seu público. A Clínica oferece vários serviços à comunidade, como avaliação psicológica, psicoterapia de criança, adulto e adolescente, psicoterapia de grupo, oficinas, orientação vocacional e profissional.

2.10. Acessibilidade

A IES atende às normativas pertinentes uma vez que possui: elevador, rampas; salas de aula adaptadas; sinalização tátil e acessibilidade aos demais ambientes da IES tais como: biblioteca, laboratórios, secretaria acadêmica, setor financeiro, sala da direção, sala de coordenação, entre outros.