Fundação São José realizará simpósio sobre redes de proteção

A Fundação São José promoverá no dia 14 de novembro, de 8h às 12h, um simpósio com o tema “A articulação de Redes diante de problemáticas variadas e o papel do psicólogo”. Esse simpósio reunirá diversos representantes de entidades ligadas às redes de proteção para discutir esse assunto e tem como público-alvo alunos do curso de psicologia, representantes da rede de proteção e todos os interessados da comunidade que possuem compromisso social e estão de alguma forma preocupados com a saúde coletiva.

O evento apresentará discussões e apresentação de vários representantes de entidades que façam parte da rede de proteção. Entre as entidades participantes estão a Polícia Militar, o Conselho Tutelar, o CAPS, o Ministério Público, o Poder Judiciário, entre outros. Cada um deles fará uma apresentação das responsabilidades de sua área e analisará a participação do psicólogo em cada uma delas.

Segundo Sandra Valadão, professora da graduação em Psicologia da Fundação São José e idealizadora do simpósio, a psicologia é uma ciência e uma prática que está diretamente ligada a essas redes de proteção. Portanto, discutir qual o papel desse profissional nessas redes é fundamental:

— O simpósio contribuirá de maneira efetiva para o crescimento educacional dos estudantes de psicologia. Sendo a psicologia a ciência que possui como um de seus objetivos a promoção da saúde, em seus aspectos mais amplos e o compromisso social da profissão, faz-se necessário o debate e a reflexão enfatizando o crescimento e o fortalecimento da atuação do psicólogo junto à rede de proteção, propiciando o redimensionamento desta relação em prol da coletividade — explica.

8:00h – Abertura do encontro

9:00h Mesa redonda – “ A articulação de Redes diante de problemáticas variadas e o papel do psicólogo”.

• Representante do CAPS -O profissional de saúde mental diante de pessoas com transtorno mentais.   Psicóloga Mariana Ramos

• Representante da Rede de Ensino- Problemática da violência na rede de ensino. Professor Marcos Areal Folly

• Representante do Conselho Tutelar – O papel do Conselho Tutelar na garantia dos direitos da Criança e adolescente.  Conselho Tutelar Silvio de Andrade.

• Representante da Polícia – O papel da corporação frente a segurança do Cidadão. Policial Militar – Miquéias Osmarino de Souza

• Representante do CREAS – Intervenção do psicólogo no apoio especializado e continuado a indivíduos e famílias com seus direitos violados.  Psicóloga Pollyana Louzada

• Representante de Abrigo – A função protetiva do acolhimento institucional.  Psicóloga Carla Helena Silva Amorim Teles

• Representante do Ministério Público – O papel do MP na garantia dos direitos dos cidadãos. Promotor Cláudio – a confirmar

• Representante do Poder Judiciário – A atuação da equipe técnica do Poder Judiciário.  Psicóloga Alexandra Bastos

11:30h – Abertura para articulação de questões levantadas pelos participantes do encontro.

12:00h – Encerramento.