Fundação São José realizará seminário sobre literatura infantojuvenil

A Fundação São José realizará no dia 29 de março, às 20h, no auditório da Fundação São José, um seminário sobre literatura infantojuvenil. Com o tema “O distanciamento entre as versões originais dos contos de fada e suas adaptações para o mundo moderno”, sua proposta será debater sobre as adaptações de histórias infantis para o cinema atualmente.

Esse seminário será realizado pelo 3º período do curso de Letras/Literatura e pela professora Joane Marieli. A ideia de realização do evento nasceu de uma série de estudos feitos pelos alunos, em torno de autores como Marisa Lajolo, Regina Zilberman e Walter Benjamin e abordando o impacto da cultura de massa na literatura infantojuvenil. E o principal enfoque do evento é discutir as relações entre cinema e literatura no que tange a essas histórias infantis.

A professora Joane Marieli explica que a intenção desse seminário é despertar a percepção crítica dos alunos sobre essas histórias e a maneira como elas são adaptadas:

— Os alunos realizarão estudos comparativos entre as versões originais de grandes clássicos infantis (Cinderela, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e Bela Adormecida) e suas adaptações para o cinema. Analisou-se a mudança da abordagem do conteúdo das obras: as versões anteriores apresentavam explicitamente temáticas como abuso sexual, drogas, necrofilia e assassinato, já as versões Walt Disney passaram a valorizar assuntos de conotação fantasiosa, atendendo às exigências atuais de conteúdo próprio a crianças e adolescentes — explica a professora Joane Marieli.