logo fundação são josé
Portal do Aluno

Projeto Memória Viva

Memória Viva: Itaperuna vista por seus cidadãos / História e Psicologia

Resumo
O presente projeto visa resgatar e registrar as histórias e memórias da cidade de Itaperuna através das vivências e recordações de seus habitantes. A pesquisa se valerá do instrumento metodológico da História de Oral, bem como, algum toque de História de Vida. Pois, tratando-se de relatos ambos os métodos podem não apresentar barreiras nítidas e estáticas. Contudo, pretendemos realizar um trabalho onde os relatos sirvam como objeto de estudo, não só para o campo da história e, sim para as demais Ciências Humanas e Sociais. Para tanto, iniciaremos os trabalhos fazendo um complexo mapeamento dos possíveis entrevistados. Não é nossa pretensão elevar discursos de determinada classe social ou grupo, nosso principal objetivo é criar um banco de dados voltado para a preservação da memória local.

Introdução
Saber ouvir as pessoas é uma característica fundamental do pesquisador que utiliza a História Oral como instrumento em sua pesquisa. Sabedores de que tal tarefa pouco complexa, buscaremos ouvir nossos entrevistados em seus ambientes de conforto (Casa, Trabalho, Praça, Igreja, etc.) onde os mesmos serão preservados de holofotes e instrumentos estranhos às suas realidades.
Para iniciarmos o projeto “Memória Viva” faremos uma pequena pesquisa para sabermos quem poderia ser um candidato a nos oferecer uma entrevista. Feito isso, passaremos para o segundo momento, que será o levantamento e a escolha dos entrevistados, que de alguma maneira, gostariam de relatar um episódio ou fragmento da história passada ou presente da cidade de Itaperuna.

Prof. Me. Anízio Pirozzi

Imagem Projeto Memória Viva
Imagem Projeto Memória Viva
Imagem Projeto Memória Viva