logo fundação são josé
Portal do Aluno

Comut

Comut

Comutação bibliográfica – COMUT

Permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais.

Através do Comut (Programa de Comutação Bibliográfica) são obtidas cópias de documentos em outras instituições brasileiras, quando não encontradas na biblioteca da FSJ , no Portal da CAPES etc. Respeitada a Lei de Direitos Autorais é permitida a solicitação de cópias dos seguintes documentos: artigos de periódicos, teses e dissertações, anais de congressos e partes de trabalhos técnico/científicos, tais como capítulos de livros.

Através do SCAD (Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos), o acesso a documentos da área de Ciências da Saúde, da BIREME e das bibliotecas cooperantes do serviço Scad. Os pedidos também podem ser encaminhados para serviços internacionais como o DOCLINE(NLM) e British Library’s document suplply service (BLDSC). O serviço é pago e está disponível somente para usuários ou instituições registrados.

Para obter o serviço, basta que o usuário se cadastre e faça suas solicitações de cópias através da biblioteca. A tabela de preços se encontra disponível na biblioteca.

Outra opção é fazer as suas solicitações sem a intermediação da Biblioteca. Nesse caso, é preciso cadastrar-se como usuário solicitante na página do programa http://comut.ibict.br

Além de se cadastrar, o usuário deve adquirir bônus Comut  e/ou
http://scad.bvs.br/html/pt/home.html