Bases de dados de acesso livre

Confira a lista de bases de dados nacionais e internacionais de acesso livre que podem ser acessadas através da Biblioteca Universitária.

Arca

A Arca é um Repositório Institucional desenvolvido para disseminar e preservar a produção intelectual da Fiocruz. A Arca tem por objetivo principal reunir e dar visibilidade à produção técnico-científica da instituição e representa parte significativa do esforço da pesquisa pública em saúde no Brasil.

ArXiv

A ArXiv é um repositório temático nas áreas de física, matemática, computação, estatística e biologia.

BDJur

A Biblioteca Digital Jurídica (BDJur) disponibiliza diversos tipos de documentos jurídicos em texto completo.

BDTD

Teses e dissertações existentes em meio eletrônico nas instituições de ensino superior brasileiras. Saiba mais sobre essa base de dados.

Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados

Disponibiliza ao público documentos e publicações do acervo da Câmara de Deputados. Em sua coleção, aBiblioteca Digital da Câmara dos Deputados disponibiliza livros e revistas editados pela Câmara, obras raras, publicações em áudio, produções acadêmicas dos servidores da Câmara dos Deputados e relacionadas à atividade legislativa.

Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)

A BVS concentra fontes de informação em saúde disseminando a literatura científica e técnica em: Ciências da saúde (MEDLINE, LILACS, Cochrane); Medicina por evidência; Bases de dados em áreas específicas da saúde.

BVS – Psicologia

Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia disponibiliza várias fontes de informação com acesso a texto completo à literatura científica: artigos, livros eletrônicos entre outros.

BVS – Medicina Veterinária e Zootecnia

A BVS – Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia disponibiliza várias fontes de informação com acesso a texto completo à literatura científica: artigos, teses, dissertações, entre outros.

DOAJ

O objetivo do DOAJ é aumentar a visibilidade e a facilidade de uso do acesso a revistas científicas e acadêmicas abertas, promovendo, assim, a sua maior utilização e impacto. O DOAJ pretende ser abrangente e cobrir todos os acessos periódicos científicos e acadêmicos abertos que usam um sistema de controle de qualidade para garantir o conteúdo. Em suma, o DOAJ pretende ser o balcão único para usuários de periódicos de acesso aberto.

Domínio público

A Domínio Público promove amplo acesso a obras científicas (teses, dissertações e livros), obras literárias (literatura portuguesa e brasileira, inclusive histórias infantis), obras artísticas (pinturas, músicas) e vídeos da TV Escola, constituindo-se em uma biblioteca digital significativa para o patrimônio cultural universal.

InfoHab

O Centro de Referência e Informação em Habitação (InfoHab) foi pensado e implementado para aprimorar os mecanismos de sistematização e socialização da informação na área do ambiente construído. É um projeto liderado pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), concebido em resposta a uma Chamada Pública do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), financiado pela FINEP. Conta também com recursos do Programa RHAE-CNPq e da Caixa Econômica Federal.

LivRe

LivRe é o portal que facilita a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos, publicados em todas as áreas do conhecimento humano, em acesso livre na Internet.

OAIster

Disponibiliza textos completos de artigos, dissertações, teses, imagens, vídeos e arquivos de áudio em várias línguas abrangendo todas as áreas do conhecimento. A OAIster recupera dados de pesquisa feita em português.

Portal de Revistas de Acesso Aberto em Ciências da Comunicação

O Portal de Revistas de Acesso Aberto em Ciências da Comunicação dispõe de coleção de periódicos na área de ciências da comunicação.

Rede de Informação Legislativa e Jurídica

Portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil: uma rede de informação legislativa e jurídica que pretende organizar, integrar e dar acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet. Saiba mais.

Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP)

Ponto único de consulta, localização e acesso a milhares de documentos científicos e acadêmicos (artigos apresentados em conferências, artigos publicados em revistas científicas, teses e dissertações) distribuídos por inúmeros repositórios portugueses. Saiba mais.

RepositoriUM

O objetivo do RepositoriUM é armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da Universidade do Minho (Portugal) em formato digital. Disponibiliza artigos, teses, dissertações, livros, partes de livros, entre outros documentos acadêmicos em texto completo.

SciElo

A SciElo é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleçãoo selecionada de periódicos científicos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Portugal, Venezuela e Espanha, dando acesso a artigos em texto completo.

Scirus

A Scirus apresenta-se como a mais completa ferramenta de busca de comunicação científica na web. É uma base de dados multidisciplinar que recupera dados de pesquisa feita em português.

SPELL

A biblioteca eletrônica Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), é um repositório de artigos científicos e proporciona acesso gratuito à informação técnico-científica na área de Administração, Contábeis e Turismo.