logo fundação são josé
Portal do Aluno

Notícias

Atividade de avaliação da autoimagem no curso de Psicologia

Atividade de avaliação da autoimagem no curso de Psicologia

A turma do 5º Período de psicologia realizou nessa última semana uma vivência em sala de aula para trabalhar a avaliação da autoimagem, na comparação da imagem real e imagem mental. Essa atividade fez parte do conteúdo da disciplina de Psicomotricidade, matéria integrante da grade desse período.

Entende-se por autoimagem a imagem que temos de nós mesmos. Dentro desta premissa esta imagem é construída desde a infância, quando recebemos várias influências internas e, sobretudo, externas nesta formação. A autoimagem está presente na concepção de si mesmo, uma imagem mental que influencia a autoestima.

A autoimagem é a chave da personalidade e da conduta humana. Ela determina as fronteiras da capacidade individual. Define o que se deve e o que se não deve fazer, quando ela se constitui disfuncional e tem uma implicação direta com a vida do sujeito como um todo. Existem transtornos implicados a tais alterações, sendo o mais encontrado o Transtorno Dismórfico Corporal, caracterizado pela preocupação do indivíduo com defeitos imaginários relativos ao próprio corpo.

02

03 04