A Arteterapia na formação dos Psicólogos

A formação de Psicólogo demanda uma base acadêmica ampla, tendo em vista que é uma ciência formada por muitas vertentes e abordagens com características particulares. Portanto, para que os alunos adquiram conhecimento e saíam preparados para o mercado de trabalho, é preciso que sejam trabalhados conteúdos diferenciados em sala de aula.

Uma dessas técnicas que os alunos aprendem no curso de Psicologia é a Arteterapia. Uma atividade que utiliza imagens e o processo artístico criativo, a expressão de cognições iniciando comportamentos, estimulando respostas em pacientes, buscando criar produções artísticas e promovendo reflexões sobre o desenvolvimento pessoal, habilidades, interesses, preocupações e conflitos. Pode ser utilizada como um recurso de suma importância na Psicologia, não se restringindo à mesma.

Através de atividades vivenciais com o objetivo de sentir a proposta dessa técnica, o nono período realiza oficinas em Arteterapia em sala de aula, trazendo à tona a subjetividade, as crenças centrais e o comportamento, um recurso que enxerga o indivíduo como um todo, possibilitando uma via de acesso que não seja restrita à palavra e ampliando o conhecimento das vias de acesso que trazem benefício à saúde mental dos pacientes.

Essa oficina também possibilita uma percepção mais prática das atividades do Psicólogo, não se atrelando somente ao conteúdo teórico. Esse método faz parte de todo o curso de Psicologia, que conta com ações de extensão como a Clínica da Fundação São José, estágios em empresa e escola, entre outras.

a b c d e f