HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NAS AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Luciano Dias de Sousa, Flávio Aparecido de Almeida, Marcos Vinicius de Andrade Gomes, Raynara de Carvalho Silva, Lucas Martins Guimarães Jones

Resumo


As histórias em quadrinhos (HQs) são valorizadas por livros didáticos e pesquisadores que enfatizam sua influência no ensino de Língua Portuguesa no aspecto da leitura e escrita, devido à condição de articular entre elementos verbais e não-verbais na estrutura da linguagem. O objetivo do estudo é destacar a importância das histórias em quadrinhos como recurso didático usado em sala de aula para ampliar o aprendizado de leitura e escrita, trazendo para o ambiente escolar o texto multimodal, além de poder associar a prática de leitura de forma prazerosa e que vai ao encontro do mundo dos alunos.


Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Djota. A Educação está no Gibi. São Paulo: Editora Papirus, 2006.

KOCH, Ingedore Vilaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Cortez, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual e análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Editora Parábola,2008.

RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro (orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2005.

ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SANTOS NETO, Elydio de; PAULO DA SILVA, Marta Regina. Histórias em Quadrinhos e práticas educativas: o trabalho com universos ficcionais e fanzines. São Paulo: Editora Criativo, 2013.

SILVÉRIO, Luciana Begatini Ramos; RESENDE, Lucinea Aparecida de. O valor pedagógico das histórias em quadrinhos no percurso do docente de Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/O%20VALOR%20PEDAGOGICO%20DAS%20HISTORIAS%20EM%20QUADRINHOS.pdf. Acesso em: 14 de maio de 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: