Matemática
TITULAÇÃO
Licenciado em Matemática
DURAÇÃO
4 anos ou 8 Períodos
COORDENAÇÃO – Profª. Madalena Murito de Paula – mpaula@fsj.edu.br
SOBRE O CURSO DE MATEMÁTICA
O Curso de Ciências com Habilitação em Matemática do Centro Universitário São José de Itaperuna apresenta uma proposta curricular que busca a integração das diversas áreas do conhecimento, por meio de uma metodologia interdisciplinar e contextualizada , de modo a atender às exigências da modalidade da vida social e do processo formativo para o magistério.
As transformações científicas e tecnológicas que ocorrem no mundo de hoje exigem mudanças em todas as esferas sociais. Os desafios impostos por estes avanços estão re equerendo das instituições formadoras uma mudança considerável em compreendam e participem mais intensamente dos vários espaços do trabalho existentes na sociedade. Com efeito , a escola precisa estar atenta , atualizando seus Projetos Educativos, tendo em vista formar professores que -se para contribuir com a formação de profissionais competentes, críticos e criativos.
Os profissionais que o curso formará estarão envolvidos nesse importante processo, e desempenharão suas atividades profissionais envolvendo seus alunos na compreensão da matemática como forma de saber científica, histórica e socialmente produzida; com papel significativo na evolução humana.
Os Licenciados em matemática deverão ser detentores de uma ampla e sólida formação básica com adequada fundamentação técnico-científica que propicie o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento no tocante a princípios , conceitos e teorias , de natureza específica e pedagógica , pautados nos avanços científicos e tecnológicos e as necessidades sociais , bem como responsabilizar-se como educador , nos vários contextos da sua atuação profissional , tendo em vista a formação de cidadãos.
OBJETIVOS DO CURSO DE MATEMÁTICA
O curso tem como objetivo formar professores para o ensino de Matemática, no Ensino fundamental e no Ensino Médio, mediante aquisição de competências relacionadas com o desempenho da prática pedagógica , preparando-os para o exercício crítico e competente da docência, pautado nos valores e princípios estéticos , políticos e éticos, estimulando-os á pesquisa e ao auto-aperfeiçoamento de modo a contribuir para a melhoria das condições do desenvolvimento da Educação Básica.
Possibilitar ao aluno , no percurso da formação, situações de aprendizagens visando uma ação docente no sentido de :
- dirigir, cientificamente , com ética , independência , criticidade , criatividade e tratamento interdisciplinar , o processo pedagógico na Educação Básica, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e humana;
- dominar conteúdos básicos relacionados às áreas de conhecimento que serão objetos de sua atividade de ensino, praticando formas de realizar a transformação didática;
- aplicar na direção do processo pedagógico da área das Ciências e suas tecnologias, os conhecimentos científicos e tecnológicos;
- solucionar com base na atividade de ensino, praticando formas de realizar a transformação didática; na utilização de métodos de investigação científica, os problemas na área da Matemática, identificados no contexto educacional e social de forma individual e coletiva;
- desenvolver a capacidade de analisar as atividades desenvolvidas nas instituições que esteja atuando , interagindo de forma ativa com a comunidade , na busca de soluções aos problemas identificados, a partir de utilização de métodos de investigação científica;
- solucionar problemas reais da prática pedagógica , observando as etapas de aprendizagem dos alunos , como também suas características sócio-culturais , mediante uma postura reflexivo-investigativa;
- Colaborar no processo de discussão , planejamento , execução e avaliação do projeto pedagógico da instituição em que esteja atuando.
PERFIL DO EGRESSO FORMADO EM MATEMÁTICA
O egresso do curso de Matemática estará habilitado para ensinar matemática , organizar projetos de ensino e difundir conhecimento da área de matemática, em diferentes contextos educacionais. compreender , analisar e gerenciar as relações internas sos processos de ensinar matemática e aquelas externas que o influenciam, valendo-se de conhecimentos de diferentes naturezas e de muita sensibilidade. contribuir para o desenvolvimento das potencialidades dos educandos , tais que autonomia , raciocínio lógico , intuição , imaginação , iniciativa , criatividade , percepção crítica. Gerencia os processos de ensinar e aprender matemática de forma a oferecer aos educandos contribuições para o exercício de sua cidadania. Desenvolve investigação sobre os processos de ensinar e aprender matemática. Articula as atividades de ensino e pesquisa com as problemáticas sociais , pautando sua conduta profissional em critérios humanísticos e éticos. Adota metodologias adequadas às especificidades da área das características e necessidades dos alunos. Elabora e desenvolve projetos pedagógicos com competência. Avalia seus procedimentos e o desempenho dos alunos .Vincular teoria e prática no cotidiano das situações didáticas. Faz uso das novas tecnologias nos diversos âmbitos do ensino. Garante de forma autônoma , científica e criativa seu auto-aperfeiçoamento.