Enfermagem
Denominação
O curso de Enfermagem confere ao graduado o diploma de bacharel em Enfermagem.
Sobre o Curso
A Enfermagem, como todas as outras profissões, vem sofrendo transformações ao longo do tempo. Essas transformações foram desencadeadas pelo desenvolvimento da tecnologia em saúde aliada ao avanço da medicina e o controle sistemáticos de determinadas doenças. O curso de graduação em Enfermagem da UNIFSJ busca fortalecer a construção do perfil profissional enfermeiro, ou seja, um profissional preparado tecnicamente, com visão de responsabilidade social e comprometimento com a cidadania. Com tais intenções, o projeto pedagógico do curso contempla uma organização didático-pedagógica com foco no cuidado humano, sob a ótica da integralidade.
A realidade do município e região no que tange a saúde pública é precária não somente em logística e instrumentação, mas também em profissionais habilitados para exercer a função de forma ética e eficaz. Daí a necessidade de se ter no município o curso de graduação em Enfermagem buscando proporcionar formação de qualidade aos que desejarem ingressar no mercado de trabalho na área.
O compromisso social do curso se justifica pelas seguintes razões: a exigência de profissionais com competência técnica e humanística para atender as demandas da área da saúde; a necessidade de profissionais aptos para atuarem em equipes multidisciplinares de instituições públicas e/ou privadas na área da saúde; desenvolvimento da profissão, por meio da qualificação de profissionais para a prática, o ensino e a pesquisa; a importância de formar profissionais responsáveis por prestar o conhecimento na assistência de Enfermagem.
ATOS LEGAIS
Autorizado pelo Ato do Conselho Superior de 01/2009
Reconhecimento Portaria N° 1.188 de 24 de novembro de 2017
NÚMERO DE VAGAS
35 vagas semestrais
TURNO DE FUNCIONAMENTO
Noturno
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
4.037h
Integralização
8 semestres letivos
MODALIDADE
Presencial
OBJETIVOS DO CURSO
O Curso de Enfermagem do UNIFSJ, ancorado nas legislações pertinentes, objetiva dotar o estudante de conhecimentos requeridos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, tornando-o um profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos, sendo capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes e atuando com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, bem como promotor da saúde integral do indivíduo.
O curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário São José de Itaperuna, tem por objetivo prover as seguintes competências e habilidades ao estudante:
a) para atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas e estabelecendo novas relações com o contexto social atual.
b) Participar da composição de estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde, bem como compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações, atuando nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso.
c) Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e intervenção no processo de saúde-doença, nos serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso respondendo às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção, reabilitação e atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades.
d) Utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde nas diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família, comunidade e a própria saúde física e mental buscando seu bem-estar enquanto cidadão e enfermeiro.
e) Atuar nos diferentes cenários da prática profissional, considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico, planejando e implementando programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais, atuando como agente de transformação social.
f) Assumir os princípios éticos, legais e humanísticos com o trabalho multiprofissional em saúde, utilizando instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde.
g) Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional, sendo capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, tomar decisões, intervir no processo de trabalho, trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança.
h) Usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem.
i) Coordenar o processo de cuidar em enfermagem e o trabalho em equipe, considerando contextos e demandas de saúde;
j) gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação profissional;
k) promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
l) aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática;
m) assumir posições de liderança no trabalho em equipe multiprofissional, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade;
n) Planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos profissionais de enfermagem e de saúde, desenvolvendo e aplicando pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;
O curso tem como base as orientações do SUS que preconizam o atendimento a saúde, centrado no cliente, na família e na comunidade, no sentido não somente, de minimizar os sintomas causados por uma patologia, mas, sobretudo numa perspectiva de acolhimento e solidariedade.
O curso está, assim, estruturado sob a relação tríade entre os objetivos, a matriz curricular e o perfil profissional do egresso, atrelados ao contexto educacional regional/nacional, visando, através dos conteúdos curriculares, promover aquisição de conhecimentos pontuais com vistas a uma práxis qualitativa enquanto profissional da área da saúde.
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
O perfil do acadêmico do Curso de Graduação de Enfermagem, coerente com a missão do Centro Universitário São José de Itaperuna, não se limita a preparar indivíduos para a atuação no mercado de trabalho, mas, sobretudo, formar um profissional que contribua para a realização de ações sociais que promovam a melhoria dos padrões de vida em sociedade, garantindo a aplicação dos valores democráticos e de cidadania com práxis universitária.
Vale aqui a reflexão e destaque de que na proposta de formação, para evitar que os egressos se tornem meros reprodutores de ideias e conhecimentos adquiridos ao longo do curso, são trabalhadas competências e habilidades, gerais e específicas, que lhes permitem uma atualização contínua e permanente para que possam, contribuir para a aplicação do conhecimento às exigências novas resultantes de transformações da realidade.
O Curso de Graduação em Enfermagem tem como perfil do formando egresso/profissional o Enfermeiro, uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificando para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos, de modo a ser capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes, o Curso de Enfermagem do UNIFSJ tem como proposta de perfil do egresso a formação científica sólida, tecnológica e profissional que o capacite a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.
Ao final do seu percurso acadêmico, estes, além de cidadãos qualificados e críticos, devem também atuar na transformação da sociedade de maneira humana, eclética, ética, com visão globalizada dos aspectos socioambientais e culturais, científica e cidadã, reconhecendo a importância do aprimoramento profissional com bases científicas relacionadas às diferentes áreas de formação, a partir do desenvolvimento das competências e habilidades gerais e específicas que lhes permitam uma atualização contínua e permanente.
Para tanto, deve ser capaz de exercer sua profissão, inserido no contexto social, acompanhar a evolução do conhecimento em sua área, ser comprometido com o desenvolvimento regional e com as questões ligadas à sustentabilidade social e ambiental. Além de identificar e exercer sua profissão de acordo com as demandas locais, regionais e nacionais, bem como trabalhar em equipe interdisciplinar e multiprofissional.
Assim, o Curso de Enfermagem se propõe a contribuir com a formação do acadêmico do UNIFSJ a partir de ações de caráter acadêmico-científica, ética, sociocultural, artística e moral, de modo a oferecer condições reais de aplicação e desenvolvimento dos objetivos delineados para o curso, sem perder a função filosófico-pedagógica pautada nos pilares: o saber ser [a partir das características pessoais que o acadêmico deve ter], o saber [enquanto formação, a experiência profissional e escolar que o acadêmico deve ter, em outras palavras, o currículo], o fazer [que compreende o papel que o acadêmico vai desempenhar no cargo, associados a características do cargo e/ou tarefas a serem realizadas] e o saber conviver que define as atitudes e comportamentos de convivência que o acadêmico deve ter na vida de relacionamento, tendo ainda sua atuação técnica e instrumental, articulada com outros ramos do saber e, com outros profissionais, evidenciando o domínio de habilidades e competências inter e multidisciplinar.
Nesse sentido prima-se por uma formação que viabilize ao acadêmico exercer a prática profissional com competência, dignidade, respeito, responsabilidade e autonomia, nesta sociedade plural e complexa, marcada por valores culturais diversos e múltiplas maneiras de organização política e social, provendo-lhe uma verdadeira visão da realidade em que irá atuar, assim como uma compreensão crítica de sua práxis, possibilitando-lhe tomada de decisões que ocorram por opção e não por falta de alternativas.
Outrossim, o perfil profissional do egresso está de acordo com as DCN, e pretende formar profissionais dotados das competências e habilidades apresentadas e as articular com necessidades locais e regionais, sendo ampliado em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho