logo fundação são josé
Portal do Aluno

Engenharia Civil

Engenharia Civil

Imagem Engenharia Civil

TITULAÇÃO

Bacharel em Engenharia Civil

DURAÇÃO

5 anos ou 10 períodos

SOBRE O CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

O curso de Engenharia Civil forma ENGENHEIROS CIVIS, com competência para atuar em todas as áreas da construção civil, no planejamento, construção e gerenciamento de obras, com uma formação adicional aprofundada em gestão da produção. O Engenheiro Civil é um profissional de nível superior com formação e capacitação que o habilita a atuar no projeto e execução de obras de construção civil, bem como no planejamento, projeto, implantação e controle de sistemas produtivos, visando a integração dos fatores da produção, melhoria de produtividade, qualidade do produto e otimização do processo.

OBJETIVOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

  • Formar um profissional apto a atuar nos diferentes setores da engenharia civil, construção civil, sistemas estruturais, geotecnia, transportes, hidrotecnia, saneamento básico, tecnologia hidrossanitária, gestão sanitária do ambiente, recursos naturais, recursos energéticos e gestão ambiental.
  • Proporcionar uma visão técnica, científica e humanística que direcione as ações do profissional no sentido de beneficiar a sociedade.
  • proporcionar, através da integração interdisciplinar, uma visão sistêmica, de modo a conferir bom domínio da realidade física, social e econômica, isto é, que o profissional tenha idéia integrada do seu trabalho com o ambiente que o cerca.
  • garantir a formação e conduta ética que sejam base para o estabelecimento de um comportamento profissional correto perante a sociedade, ou seja, baseado em princípios éticos, pautados pelo respeito aos demais profissionais e pela adoção de postura correta na aplicação de seus conhecimentos.
  • buscar desenvolver seu potencial de criatividade, análise, síntese, crítica e inovação, a fim de que seja aplicado na elaboração de projetos, desenvolvimento de estudos e pesquisas de quaisquer outras atividades da engenharia civil.

PERFIL DO EGRESSO FORMADO EM ENGENHARIA CIVIL

O egresso do Curso de Engenharia Civil é um profissional generalista com formação técnico – científica em Edificações e Estruturas, Hidráulica e Saneamento e Transportes, assumindo postura ética, capacitado para trabalho em equipe, com conhecimentos administrativos para o gerenciamento de obras e levantamento de quantitativos de insumos e serviços. Com competências para: Planejar, elaborar projetos, executar ou acompanhar e receber obras.