ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA: A RELEVÂNCIA DE SE DECIFRAR A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA DO FEMININO

Carla Aparecida Gonçalves, Isis Lima de Paulo, Joane Marieli Pereira Caetano, Lenise Ribeiro Dutra

Resumo


Este trabalho analisa o desenvolvimento das formações discursivas no gênero propaganda, especificamente, a respeito da construção de imagens realizada nesta seara. Dentre os objetivos, pretende-se compreender como desvendar e interpretar as projeções imagéticas deste gênero textual possibilita um ensino que desperte a criticidade do alunado, bem como o faz ativar saberes adquiridos em outras áreas do conhecimento devido às plurissignificações encadeadas por estes textos. A metodologia consiste em analisar conforme os pressupostos da Análise Crítica do Discurso o movimento argumentativo de propagandas (em específico, comerciais da marca de produtos de limpeza doméstica, Bombril), a fim de argumentar em favor de tal análise como forma de cumprimento das orientações dos documentos oficiais de ensino de língua a respeito da ampliação da capacidade crítica na competência discursiva. Como resultados, percebeu-se a potencialidade da utilização do gênero textual propaganda para aguçamento da criticidade, à medida que se (des)constroem os estereótipos criados em textos produzidos pela grande mídia, por exemplo. Tais práticas que remontam o trabalho imagético do discurso publicitário permitem que se apresente o aspecto do hibridismo tipológico nos gêneros, pois os alunos notam a propaganda não meramente como um texto de descrição de produtos, mas passam a reconhecer a argumentatividade desses textos e, sobretudo, como as imagens contribuem para a construção persuasiva. Conclui-se, assim, que desvelar as entrelinhas do discurso publicitário, com enfoque especial à produção imagética, permite aflorar conhecimentos que tornem nosso alunado mais crítico e atento às questões da sociedade em que se faz cidadão. Palavras-chave: Gêneros textuais, Ensino, Imagem na publicidade.

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