Fale Conosco (22) 3811-0700

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

PARECER Nº 001-NOF- 02042017/SEEDUC/DICA/2017 de 07/11/2017

PROCESSO Nº E-03/003/561/2014

A área de saúde é uma das principais empregadoras no Brasil. E dentro dessa área o papel do Técnico em Enfermagem é fundamental, por ser um dos principais elementos no atendimento às pessoas e em toda a estrutura de saúde do país. Enquanto pilar do atendimento em saúde e um dos profissionais que realizam atendimento diretamente ao enfermo, o Técnico em Enfermagem pode assumir variadas funções. Ele pode participar na área de prevenção de doenças e promoção de saúde, atuar em clínicas, hospitais e demais instituições de saúde, além de participar junto com o enfermeiro do planejamento das ações realizadas.

O Curso Técnico em Enfermagem da Fundação São José foi elaborado para formar a mão de obra para atuar nesse mercado crescente de atendimento em saúde. Os alunos contam com professores com ampla experiência de trabalho em hospitais e demais instituições, além de contar com aulas práticas no anatômico. O conteúdo das aulas é abrangente e visa capacitação ampla. Os alunos aprenderão desde o trabalho instrumental, incluindo procedimentos de urgência e o papel do técnico em cirurgias, até atendimento em saúde mental e psiquiatria, passando por atendimento em maternidade, pacientes críticos e serviços em unidades de saúde.

Além disso, os alunos contam com a possibilidade de estágio através da parceria existente entre a Fundação São José e o Hospital São José do Avaí. O estágio visa proporcionar ao aluno a possibilidade de aplicar seu conhecimento na prática e complementar sua capacitação.

REQUISITO DE ACESSO

SUBSEQUENTE – Ter concluído o Ensino Médio

REGIME DE FUNCIONAMENTO

O Curso Técnico em Enfermagem, respeitada a carga horária mínima estabelecida o Curso poderá ser oferecido em 01(um) ano e 6 (seis) meses podendo atingir período máximo de 01(um) ano e 8 (oito) meses, nos períodos diurno, vesperal e noturno, ao longo de toda a semana, da 2ª feira ao sábado, e se necessário aos domingos, visando atender a demanda apresentada pelos candidatos.

O Curso será organizado em, no máximo, três módulos semestrais a partir de uma carga horária, a saber:

a)1200horas de ensino com base na proposta curricular

b) 600horas de Estágio Supervisionado

c)1800horas de Curso.

ESTÁGIO

O Estágio Supervisionado é componente curricular do Curso e atenderá a legislação vigente. Poderá ser oferecido em caráter: obrigatório e não-obrigatório.

a)ESTÁGIO OBRIGATÓRIO é aquele que faz parte da carga horária do curso definido como tal no Plano de Estágio a ser definido pala Coordenação do Curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma;

b)ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO é aquele que não faz parte da carga horária regular do curso mas que pode ser acrescida à carga horária do Curso na condição de Atividade de Enriquecimento Curricular, sendo de caráter de atividade opcional.

A Escola de Aplicação da Fundação Educacional e Cultural São José mantém convênio com o Hospital São José do Avaí e com a Prefeitura Municipal de Itaperuna/Secretaria Municipal de Saúde para facultar ao discente o cumprimento da carga obrigatória do Estágio Curricular.